A Orquestra Filarmônica de São Bento do Sul emocionou o público presente no Festival de Inverno de Campo Alegre com a estreia do projeto “Uma Noite no Cinema”. O concerto foi realizado ao meio-dia deste domingo (6), em formato de matinê, e transformou o Calçadão da Cascatinha em um verdadeiro cenário de nostalgia e encantamento.
Segundo a organização do evento, cerca de mil pessoas acompanharam o espetáculo, que teve duração de aproximadamente 1h30. O repertório percorreu trilhas sonoras de filmes como Piratas do Caribe, Harry Potter, Superman e Star Wars, interpretadas com maestria pelos músicos da Filarmônica.
“Tenho certeza de que muitos aqui se sentiram novamente assistindo aos filmes, alguns ainda naquelas televisões de tubo, que as crianças de hoje nem imaginam que existiram. Esse é o nosso objetivo: levar música de qualidade ao público e despertar memórias afetivas”, destacou o maestro Maicon Rocha durante a apresentação.
O maestro também ressaltou o caráter único da orquestra: mais de 90% dos integrantes são músicos amadores, apaixonados pela música, que se dedicam aos ensaios, conciliando suas profissões com o amor pela arte.
Essa foi a primeira de três apresentações do projeto, viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina. A iniciativa permite que empresas destinem parte do ICMS a projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura. A Buddemeyer é a empresa incentivadora responsável por tornar esse espetáculo possível.
Próximos concertos
A turnê “Uma Noite no Cinema” continua no dia 29 de agosto, às 19h30, na Sociedade Musical Rio Negrinho, e se encerra em 13 de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, em São Bento do Sul.
As apresentações são gratuitas, mas, ao contrário de Campo Alegre, os próximos eventos ocorrerão em ambientes fechados, com limitação de público. Os ingressos gratuitos serão disponibilizados na semana de cada apresentação. Para garantir o seu, acompanhe o perfil oficial da orquestra no Instagram: @ofsbs.oficial
Sobre a Orquestra
Com 70 anos de história, a Orquestra Filarmônica de São Bento do Sul é a mais antiga em atividade ininterrupta da América Latina. Em reconhecimento à sua importância cultural, a Orquestra Filarmônica será tombada como patrimônio histórico de São Bento do Sul.