A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Vigilância Epidemiológica, realizou recentemente inspeções nos cemitérios do município com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As visitas estão ocorrendo em todos os cemitérios da cidade e contam com a presença dos agentes de endemias do município: Darlei Selke, Matheus Antonio dos Santos e Vitor Teles Rodrigues da Silva. Durante a ação, os profissionais vistoriaram cuidadosamente os túmulos, vasos de flores, recipientes e demais objetos que possam acumular água parada, principal ambiente propício para a reprodução do mosquito.
Além da vistoria, os agentes reforçaram a importância da conscientização da população para o cuidado contínuo com os espaços públicos e privados, especialmente em locais como os cemitérios, onde há maior risco de criadouros não percebidos.
ORIENTAÇÕES PARA A POPULAÇÃO:
Para prevenir a proliferação do Aedes aegypti em cemitérios, a Secretaria de Saúde orienta que a população:
• Evite deixar vasos com água;• Prefira flores artificiais;
• Utilize areia nos vasos, mesmo os com flores naturais;
• Remova plásticos de embalagens e outros itens que possam acumular água;
• Realize visitas frequentes para verificar possíveis acúmulos nos jazigos
• Vasos e floreiras furadas, para evitar acúmulo de agua parada.
A participação da comunidade é essencial no combate à dengue. A Secretaria de Saúde reforça que o cuidado é de todos e que atitudes simples podem salvar vidas.