A edição do Câmbio Verde realizada nesta sexta-feira (11) no bairro Cruzeiro arrecadou 3,58 toneladas de materiais recicláveis, resultado do empenho da comunidade em contribuir com a preservação ambiental e a destinação correta dos resíduos.
O programa, que troca recicláveis por hortifrutis, mais uma vez mostrou sua força ao envolver moradores de diferentes faixas etárias e reforçar a importância da coleta seletiva. Além do impacto direto na redução do lixo, o projeto também tem servido como referência regional.
Durante a ação de hoje, a equipe do programa recebeu a visita de representantes dos municípios de Piên e Barra Velha, que vieram conhecer de perto a estrutura e funcionamento do Câmbio Verde, com o objetivo de implementar iniciativas semelhantes em suas cidades.
O presidente do SAMAE, Osvalcir Peters destaca:
“É gratificante ver que nosso projeto está inspirando outras cidades. A participação da comunidade é o que faz o Câmbio Verde ser esse sucesso, e estamos sempre abertos a compartilhar boas práticas”.
O programa Câmbio Verde segue um cronograma mensal e percorre diversos bairros do município, promovendo educação ambiental e incentivando hábitos sustentáveis.
A próxima edição do programa está marcada para o dia 18, na Capela São Paulo Apóstolo, no bairro Centenário.
O Programa Câmbio Verde é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de São Bento do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Coopercat e Aprosul.