Uma nova massa de ar frio e seco deve provocar queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina a partir da noite de quinta-feira (17). Segundo a Epagri/Ciram, os termômetros poderão registrar valores abaixo de zero, com possibilidade de geada ampla nas madrugadas de sexta (18) e sábado (19).
As mínimas previstas variam entre 0°C e 8°C na maior parte do Estado, podendo chegar a -3°C nas áreas mais elevadas da Serra catarinense na sexta-feira e até -4°C no sábado. Apesar do frio intenso nas primeiras horas do dia, as temperaturas se elevam ao longo da tarde, com máximas oscilando entre 14°C e 23°C.
A Defesa Civil destaca que, embora o frio seja significativo, ele não deve atingir a mesma intensidade registrada na última onda polar que atingiu o Estado no início de julho.
Antes da chegada do frio, o tempo permanece firme em Santa Catarina até quarta-feira (16), com predomínio de sol e grande amplitude térmica, manhãs amenas e tardes quentes, com máximas entre 25°C e 30°C.
Na quinta-feira (17), uma frente fria avança pelo Estado, provocando instabilidade. A chuva começa no Grande Oeste durante a madrugada e manhã, e se espalha ao longo do dia para o Sul, Grande Florianópolis e regiões centrais. Em algumas localidades, especialmente no Oeste e Sul, a precipitação pode ocorrer de forma pontualmente intensa. No Norte catarinense, a chuva será mais isolada, ocorrendo entre a tarde e a noite.