Hospital erra e dá antídoto para picada de cobra a 11 recém-nascidos ao invés de vacina em Canoinhas

Botões de Compartilhamento

Na última sexta-feira (11), 11 recém-nascidos receberam, por engano, um antídoto para picada de cobra no lugar da vacina contra hepatite B, na maternidade do Hospital Santa Cruz, em Canoinhas. Até o momento, nenhum dos bebês apresentou reações adversas ou complicações de saúde.

Foto: Divulgação/ Instituto Butantan

O medicamento aplicado foi a imunoglobulina heteróloga, um soro antibotrópico utilizado como antídoto contra o veneno de serpentes como jararacas e jaracuçus.

De acordo com a diretoria do hospital, a dose aplicada foi de 0,5 ml, quantidade muito inferior à recomendada para casos de envenenamento, que é de cerca de 30 ml (três ampolas).

A instituição afirma que os recém-nascidos estão sendo monitorados continuamente e que permanecem estáveis. As famílias foram informadas sobre o ocorrido e estão sendo acompanhadas por profissionais da equipe multidisciplinar do hospital, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Canoinhas.

O caso foi comunicado à Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (14), por meio da Regional de Saúde de Mafra. A prefeitura de Canoinhas esclareceu, em nota, que a responsabilidade pela aplicação da vacina é do hospital, já que o procedimento ocorreu dentro da maternidade da unidade privada, que também presta atendimentos via SUS.

Diante da gravidade do erro, a prefeita Juliana Maciel determinou a contratação de uma auditoria externa para apurar o caso. Ela destacou que o município repassa cerca de R$ 1 milhão por mês à unidade hospitalar para custear os atendimentos públicos.

Paralelamente à investigação externa, o Hospital Santa Cruz instaurou uma sindicância interna para apurar a falha. Em nota oficial, a diretora da unidade, Karin Adur, afirmou que as equipes envolvidas estão emocionalmente abaladas e reforçou o compromisso da instituição com a ética, a transparência e a segurança dos pacientes.

Desde o primeiro momento, o Hospital adotou todas as medidas de assistência e acolhimento às famílias e aos recém-nascidos envolvidos, que vêm e serão monitorados de forma contínua. Reforçamos que nenhuma reação adversa foi identificada nos recém-nascidos, os quais não estão internados, permanecem estáveis e sob acompanhamento”, diz trecho da nota.

As investigações seguem em andamento.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Rio Negrinho se despede de Jamil Jurich, marido da ex-vereadora e professora Liliana Schroeder

Polícia Civil de SC cumpre mandados contra adolescentes investigados por maus-tratos ao cão Orelha

Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana