As tão esperadas férias escolares chegaram! E, com elas, surge também a oportunidade de fortalecer os laços familiares, estimular a criatividade e desenvolver habilidades importantes com momentos de diversão. Em Rio Negrinho e em todo o Brasil, esse período representa uma pausa merecida para descansar, brincar, explorar novos interesses e aliviar o estresse acumulado ao longo do ano letivo.
Segundo especialistas em educação, o tempo livre durante as férias é fundamental para que as crianças possam vivenciar experiências fora do ambiente escolar, o que contribui para o desenvolvimento emocional, físico e social. Ainda que não haja aula, é possível continuar aprendendo de forma lúdica e significativa.
Pensando nisso, algumas atividades educativas e divertidas para crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, que podem ser realizadas em casa, no quintal ou em família.
O objetivo dessa atividade é garantir momentos de interação entre os pais e as crianças, além de desenvolver a criatividade e a habilidade de se expressar. Para que essa brincadeira seja completa e divertida, você pode se inspirar em algumas ideias para tornar o momento mais especial e proveitoso.
Sabe aqueles livros que você já leu várias vezes para os pequenos e que eles adoram? O que acha de contá-los de forma diferente? Para isso, use os personagens do teatro e faça uma adaptação da história. Tenha certeza de que, dessa forma, as crianças vão ficar entusiasmadas para interagir com o espetáculo.
É muito interessante se inspirar em uma história, mas é fundamental não se limitar a ela. Então, brinque bastante e improvise durante a apresentação, pois isso vai despertar o interesse da meninada e tornar tudo mais engraçado e divertido. Aproveite também a interação dos pequenos para dar novos rumos à história.
Já pensou em fazer com que os personagens sejam pessoas da família e que o cenário seja a escola ou a casa, por exemplo? Essa é uma excelente ideia, pois, ao trazer elementos que fazem parte da realidade das crianças para a história, elas acabam se identificando e, assim, ficando mais interessadas.
Ler é uma ótima oportunidade de aprender, além de ser muito saudável para as crianças. Nesse momento, procure intercalar as funções: uma hora, deixe que os filhos façam (ou, pelo menos, tentem fazer) a leitura.
De alguma forma, se tira aprendizado e se pratica a leitura, prestando bastante atenção no que está sendo contado. Varie entre formatos e gêneros de livros e converse com as crianças sobre os temas abordados, fazendo interpretações juntos. Esse deve ser um momento prazeroso e inesquecível tanto para você quanto para elas.
Essa diversão pode fazer muita sujeira, mas os pequenos adoram. Criar esculturas de papel machê e mexer com argila são atividades que desenvolvem a criatividade das crianças, gerando bastante envolvimento.
Uma dica é criar decorações ou lembranças para a casa, por exemplo. No momento da organização, procure envolver os filhos nas tarefas de limpeza para que aprendam a manter a ordem depois das brincadeiras.
Outra atividade que pode dar um pouco de trabalho, mas que vale muito a pena, é levar as crianças para a cozinha. Vocês podem fazer as comidas favoritas e inventar novas receitas. Algumas dicas para que vocês façam juntos são: sorvetes, bolos, docinhos, salgados e muito mais. Ah! Não se esqueça de colocá-las para ajudar na limpeza.
Confira duas receitas de doces fáceis que as crianças podem fazer sob supervisão dos adultos.
Para o preparo, bata os ovos, cenouras, leite, óleo e açúcar até que a mistura fique homogênea. Depois, transfira para uma tigela, acrescente fermento e farinha e misture. Em seguida, distribua a massa em forminhas enfarinhadas e untadas.
Leve ao forno médio e deixe dourar e, depois, é só deixar esfriar e desenformar. Derreta, então, o chocolate e misture o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos e decore com chocolate granulado ou como você e as crianças acharem mais legal.
Para preparar, bata o sorvete, metade do achocolatado e o leite no liquidificador até que fique homogêneo. Misture o achocolatado que sobrou com uma colher. Decore dois copos com calda para sorvete e coloque a mistura. A decoração com granulado e chantili provavelmente será a parte mais divertida para a meninada.
Uma ótima ideia é fazer um piquenique sem precisar sair de casa. Como? Aproveitando um espaço no quintal ou até mesmo em algum cômodo espaçoso da casa. Lembrando que, para essa atividade, é interessante convidar os colegas das crianças. Escolha um lugar bem legal, convide os amigos para preparar os lanches, separe uma toalha grande e garanta uma tarde incrível com a turminha.
Uma boa dica para otimizar o tempo e economizar é pedir para que os pais das crianças convidadas preparem algo gostoso para o piquenique. Assim, cada uma leva um prato para ser dividido entre todos. No dia, lembre-se de aproveitar bastante a câmera para registrar os momentos divertidos dessa brincadeira.
Fazer uma cabaninha com as crianças é uma ótima forma de divertir, pois elas adoram. Pode ser em qualquer cômodo da casa. O importante é que todos participem e aproveitem a brincadeira!
Quem nunca se rendeu às cabanas feitas de panos e prendedores de roupa na infância? Aquelas feitas debaixo da mesa ou atrás da cama? Nos dias de hoje, é possível criar o ambiente dessa brincadeira com mais facilidade, pois há muitas alternativas prontas para montar e que ocupam pouco espaço, além de decorar o ambiente. Aproveite para montar junto com os pequenos e se divertir bastante!
Uma boa ideia é fazer uma festa temática com os amigos. Organizar uma festa pode levar certo tempo e exigir dedicação, mas o importante é que as crianças vão adorar, principalmente se tudo sair da forma como imaginavam.
Os temas podem ser diversos. Alguns exemplos são: festa dos desenhos animados, festa do pijama, festa de super-heróis e muitos outros. Procure envolver a criançada nas atividades de preparar as comidas, na decoração e na hora de convidar os colegas.
Crianças geralmente gostam de lanches rápidos. Uma dica é investir em sanduíches pequenos, de sabores variados que agradam a todos. Faça, antes de tudo, uma estimativa de quantas crianças estarão presentes na festa.
Para deixar tudo mais prático, prepare ou encomende as coisas com antecedência para não deixar falta nada. Com tudo pronto, você só vai precisar receber a criançada e deixar a festa acontecer.
Com certeza, essas brincadeiras vão deixar as férias de julho mais agradáveis, ficando gravadas na memória das crianças como os melhores dias.