CBMSC reforça necessidade de prevenção a acidentes envolvendo veículos pesados

Botões de Compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, no início de julho, um workshop especializado em Resgate Veicular com foco em veículos pesados. A capacitação, realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, teve como objetivo capacitar os bombeiros militares que atuam no atendimento a ocorrências complexas envolvendo caminhões, ônibus e outros veículos de grande porte.

Fotos: Divulgação / CBMSC

A importância desse tipo de capacitação se mostrou ainda mais evidente em relação às ocorrências atendidas nos últimos 10 dias. Entre os dias 18 e 27 de julho, acidentes fatais envolvendo veículos pesados foram registrados em BRs que cortam Santa Catarina e um dentro de município:

  • Vargem Bonita (18/07) – BR-282: Uma colisão frontal entre um caminhão Mercedes-Benz e um Chevrolet Onix deixou três mortos — um homem, uma mulher e uma criança. As vítimas do veículo de passeio estavam presas às ferragens e foram desencarceradas sem sinais vitais pelas guarnições de Catanduvas. O caminhão saiu da pista e parou parcialmente dentro de um açude.
  • Imbituba (22/07): Um ônibus de turismo com 33 passageiros tombou às margens da BR‑101. Uma pessoa morreu, duas ficaram gravemente feridas e outras foram encaminhadas para avaliação hospitalar.
  • Santo Amaro da Imperatriz (25/07): Um caminhoneiro de 40 anos morreu após o veículo colidir contra um muro, fazendo com que a carga de vigas de concreto deslizasse sobre a cabine do caminhão.
  • Nova Erechim (27/07): Uma colisão entre um caminhão de transporte de leite e uma caminhonete resultou em duas vítimas fatais e cinco feridos. Os óbitos ocorreram após uma colisão frontal na BR-282, por volta das 17h30.

As graves ocorrências evidenciam não apenas a complexidade e a gravidade dos acidentes com veículos pesados, mas também a necessidade de constante preparo técnico por parte das equipes de resgate.

Apesar do empenho e capacitação dos bombeiros militares, vale ressaltar que o conhecimento adquirido nos treinamentos é valioso, mas seu uso ideal seria desnecessário se todos os motoristas adotassem posturas mais seguras e responsáveis no trânsito.

Fotos: Divulgação / CBMSC

Cuidado, atenção e responsabilidade

Conduzir um caminhão ou um ônibus exige atenção redobrada. A dimensão, o peso e o impacto potencial desses veículos tornam qualquer erro extremamente perigoso. Por outro lado, motoristas de carros de passeio e motocicletas também precisam estar conscientes dos riscos ao se aproximarem ou ultrapassarem veículos pesados.

Entre as principais orientações estão:

  • Manter distância segura de caminhões e ônibus;
  • Evitar ultrapassagens em locais proibidos ou com baixa visibilidade;
  • Respeitar os limites de velocidade, especialmente em áreas urbanas e rodovias;
  • Dirigir com atenção e sem distrações, evitando o uso do celular;
  • Evitar dirigir cansado ou com sono, condição comum – e perigosa – em longas viagens.

O CBMSC reforça seu compromisso com a vida, investindo na capacitação contínua de suas equipes, para que estejam preparadas para atuar com excelência mesmo nas situações mais extremas. Contudo, a segurança no trânsito começa com a responsabilidade de cada condutor.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Programa Juro Zero concede R$ 41,6 milhões em crédito e beneficia mais de 8 mil MEIs no primeiro semestre

Quatro duplas de Rio Negrinho participaram do rally

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

São Bento do Sul: Transpão avança com conclusão de projeto executivo e protocolo de licença ambiental de instalação

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC