Cepon registra aumento de 38% em cirurgias e ampliação da radioterapia no primeiro semestre de 2025

Botões de Compartilhamento

Unidade do Governo do Estado, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, registrou crescimento expressivo no volume de atendimentos no primeiro semestre de 2025. Foram realizados 2.187 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, alta de 38,87% em relação ao mesmo período de 2024. O número de sessões de radioterapia chegou a 12.961, o que representa um aumento de 7,87%.

Fotos: Divulgação / Cepon

O hospital também contabilizou 39.672 consultas especializadas e 10.693 sessões de quimioterapia e 20.895 exames de anatomopatologia, entre janeiro e junho. A satisfação média dos pacientes segue alta, com índice de 97,44%, reforçando o comprometimento da instituição com a qualidade do atendimento e a saúde pública catarinense.

“Os números nos motivam a continuar perseguindo a excelência técnica, a atualização científica e tecnológica contínua e a valorizar ainda mais o foco no atendimento multidisciplinar e humanizado. A alta aprovação dos pacientes do Cepon renova o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com todos aqueles que a nós recorrem e com a qualidade da prestação dos serviços de saúde em Santa Catarina”, afirma Alvin Laemmel, o presidente da Fahece que faz a gestão do Cepon.

Radioterapia ganha reforço tecnológico

Viabilizado pelo Governo do Estado, em maio de 2025, entrou em operação um novo acelerador linear, somando três equipamentos em funcionamento na radioterapia. A modernização tecnológica ampliou o acesso dos pacientes ao tratamento, reduziu o tempo de espera e aumentou a capacidade de atendimento.

“O novo aparelho de radioterapia já está fazendo diferença no fluxo de atendimento, com mais agilidade e precisão no cuidado oncológico. Sabemos da responsabilidade da instituição com a saúde do estado. Por isso, buscamos continuamente otimizar o atendimento com práticas clínicas atualizadas e infraestrutura de excelência”, afirma o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet.

Outra medida de destaque foi a reestruturação da gestão de cirurgias. Com análise criteriosa de prontuários, identificação de casos com alta programada e ações para evitar cancelamentos, o hospital conseguiu melhorar o aproveitamento da capacidade instalada e aumentar a resolutividade do centro cirúrgico.

Reconhecimento nacional

O esforço por qualidade e segurança foi reconhecido com a recertificação da instituição pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  “A recertificação pela ONA nos coloca sob a chancela de uma entidade que atesta a segurança e a eficiência dos nossos processos”, reforça Marcelo Zanchet.

Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Cepon recebeu o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions. O certificado de excelência é reflexo do compromisso da instituição com a qualidade assistencial prestada em medicina intensiva.

“Esse reconhecimento é fruto do nosso compromisso com a melhoria contínua da assistência ao paciente crítico. Monitoramos indicadores como eventos adversos, evolução clínica, tempo de permanência e condições pós-altas, o que nos permite tomar decisões mais seguras, eficazes e centradas no paciente,” destaca Gustavo Krammer, médico coordenador da UTI do Cepon.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Nota de Falecimento

Equipe Romerito Treinamento brilha na Night Rum Santander no Rio de Janeiro

Clubes de Lions do Distrito LD-5 participam da 2ª RDG em Rio Negrinho

Polícia Militar salva vítima de tentativa de homicídio com uso de torniquete

Engavetamento envolvendo cinco carros e duas carretas deixa uma morte e cinco feridos na BR-101, em Barra Velha

Semifinais da Copa Cia dos Móveis prometem grandes emoções nesta terça-feira (28) no Pavilhão dos Imigrantes