A Defesa Civil de Santa Catarina fez um alerta sobre a baixa captação de água em diversos municípios do Estado, devido aos baixos volumes de chuva registrados em julho. O Boletim Hidrometeorológico Integrado mostra que os volumes de chuva ficaram abaixo de 40% da média estipulada para o mês.
O mês de julho foi marcado por tempo seco e estável, com apenas 20 mm a 60 mm de chuva acumulada na maioria das regiões. Em áreas do Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Oeste e Meio-Oeste, os déficits foram mais acentuados, chegando a 120 mm abaixo do normal. Além disso, o Estado registrou entre 25 e 30 dias sem chuva no período.
De acordo com o boletim, 10 municípios estão em situação de atenção devido a dificuldades na captação de água: Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Campos Novos, Celso Ramos, Imbuia, Ituporanga, Monte Carlo, Doutor Pedrinho e Gaspar.
Embora nenhuma cidade tenha atingido níveis de alerta (que exigiriam ações contingenciais executadas pelos municípios), a Defesa Civil destacou a necessidade de monitoramento constante e ações preventivas para evitar o agravamento do cenário.
A previsão para os próximos 15 dias indica tempo seco na primeira semana, com chuvas abaixo do esperado. Para a segunda semana de agosto, os modelos meteorológicos preveem tempo seco na maior parte de Santa Catarina, com chuvas isoladas e volumes abaixo da média para o período, enquanto na terceira semana há expectativa de aumento das precipitações, associadas a sistemas frontais, podendo superar a média histórica, embora com variações dependendo de atualizações futuras dos modelos.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomendou que a população faça uso consciente da água. Entre as ações, o órgão indica evitar banhos demorados, manter a torneira fechada ao escovar os dentes, utilizar a máquina de lavar somente com a capacidade total e não lavar calçadas com mangueira. Uma torneira gotejando, por exemplo, pode desperdiçar até 40 litros de água por dia.
Fonte: NSC Total