O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) chamou a atenção, nesta segunda-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para o fato de que Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul estão entre as cidades mais afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O parlamentar manifestou preocupação com a ameaça de perda de milhares de empregos na região.
Segundo Dr. Vicente, o impacto é direto sobre setores industriais estratégicos. “Só Jaraguá e Joinville exportam quase 474 milhões de dólares por ano em máquinas e equipamentos para os EUA. No polo moveleiro, sediado em São Bento do Sul, 47% das exportações catarinenses de móveis têm como destino esse mercado. Tudo isso está em risco agora”, destacou.
O parlamentar relatou que, desde o anúncio da medida, empresas do setor moveleiro e de madeira já cancelaram pedidos, concederam férias coletivas e até paralisaram linhas de produção. “Isso significa menos arrecadação para os municípios, menos dinheiro circulando no comércio e, o mais grave, ameaça da perda de empregos para milhares de famílias”, afirmou.Dr. Vicente também criticou o caráter político da decisão americana. “O Brasil não é e nunca foi ameaça econômica ou militar para os Estados Unidos.
Pelo contrário, sempre fomos parceiros comerciais e culturais. No entanto, estamos sendo tratados com mais dureza do que países que são rivais históricos do povo americano”, disse.Ele defendeu ação imediata dos governos federal e estadual para minimizar os danos e abrir novos mercados para os produtos catarinenses. “Não é hora de disputa política e de nariz empinado É hora de proteger nossa economia e garantir que o nosso povo tenha trabalho e renda para sustentar suas famílias. Somos reféns de uma crise não produzida por nós, mas por disputa de ideologia”, concluiu.