Deputado Vicente Caropreso diz que tarifaço já prejudica três cidades de Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) chamou a atenção, nesta segunda-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para o fato de que Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul estão entre as cidades mais afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O parlamentar manifestou preocupação com a ameaça de perda de milhares de empregos na região.

Segundo Dr. Vicente, o impacto é direto sobre setores industriais estratégicos. “Só Jaraguá e Joinville exportam quase 474 milhões de dólares por ano em máquinas e equipamentos para os EUA. No polo moveleiro, sediado em São Bento do Sul, 47% das exportações catarinenses de móveis têm como destino esse mercado. Tudo isso está em risco agora”, destacou.

O parlamentar relatou que, desde o anúncio da medida, empresas do setor moveleiro e de madeira já cancelaram pedidos, concederam férias coletivas e até paralisaram linhas de produção. “Isso significa menos arrecadação para os municípios, menos dinheiro circulando no comércio e, o mais grave, ameaça da perda de empregos para milhares de famílias”, afirmou.Dr. Vicente também criticou o caráter político da decisão americana. “O Brasil não é e nunca foi ameaça econômica ou militar para os Estados Unidos.

Pelo contrário, sempre fomos parceiros comerciais e culturais. No entanto, estamos sendo tratados com mais dureza do que países que são rivais históricos do povo americano”, disse.Ele defendeu ação imediata dos governos federal e estadual para minimizar os danos e abrir novos mercados para os produtos catarinenses. “Não é hora de disputa política e de nariz empinado É hora de proteger nossa economia e garantir que o nosso povo tenha trabalho e renda para sustentar suas famílias. Somos reféns de uma crise não produzida por nós, mas por disputa de ideologia”, concluiu.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Três pessoas são levadas ao hospital após colisão entre carro e motocicleta em São Bento do Sul

Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice

Bombeiro militar de folga salva homem que caiu de ponte em SC

Semana Municipal de Conscientização sobre Alzheimer

Nota de Falecimento

3ª Etapa da Copa Municipal de Laço 2025 em Rio Negrinho