Nesta segunda-feira (11), uma monitora e uma professora de um CEI (Centro de Educação Infantil) de Canoinhas, foram exoneradas após imagens de câmeras da escola registrarem agressões a crianças de até cinco anos.
Nas gravações, a monitora é vista arrastando pelo menos duas crianças pelo braço e, em outro momento, puxando uma delas pelos cabelos. As imagens não foram divulgadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a denúncia foi recebida na semana passada e, imediatamente, medidas foram tomadas. O nome da unidade não foi informado. Além da exoneração das servidoras, o caso foi encaminhado ao Conselho Tutelar e à Polícia Civil para investigação.
A Secretaria também realizou reuniões com pais e responsáveis e disponibilizou acompanhamento psicológico para as crianças.
A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) lamentou o ocorrido e determinou a instalação de câmeras de monitoramento em todas as salas da rede municipal.
“Não aceito e nunca aceitarei qualquer forma de violência contra nossas crianças. Recebi a denúncia de agressão em um CEI e determinei a exoneração imediata das duas profissionais envolvidas”, esclareceu a prefeita. “Lugar de educador é para ensinar, acolher e cuidar, nunca para ferir”, concluiu.
As servidoras exoneradas eram ACTs (admitidas em caráter temporário), segundo a administração municipal.