Amamentar é um gesto de amor, carinho e cuidado que fortalece o vínculo entre mãe e filho. Apesar de sua importância, muitas vezes ainda é visto com olhares de preconceito por quem não compreende o verdadeiro significado desse ato de afeto e saúde.Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, a Fundação Hospitalar de Rio Negrinho promoveu na tarde desta quarta-feira (20) o “Dia do Mamaço”, reunindo mães e seus bebês em um momento especial de incentivo e valorização ao aleitamento materno.
O evento contou com a presença de autoridades, direção do hospital, equipe do Banco de Leite, profissionais da maternidade, voluntárias do grupo Amigas da Amamentação, além de colaboradores e convidados.
O que é o Agosto Dourado
O mês de agosto foi instituído como o mês do aleitamento materno e recebeu a cor dourada por simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para os bebês nos primeiros meses de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, fortalecendo a imunidade, prevenindo doenças e garantindo nutrição adequada. Além disso, o ato de amamentar também beneficia a saúde da mãe, reduzindo riscos de hemorragias no pós-parto, câncer de mama e ovário, entre outros.
Amamentação é um ato de amor
Para os profissionais da saúde e para as mães presentes no evento, o “Mamaço” foi mais do que um encontro: foi uma demonstração coletiva de apoio e valorização da amamentação, reforçando que esse gesto é um ato natural, que merece respeito e incentivo.Com atividades como esta, a Fundação Hospitalar busca conscientizar a comunidade, derrubar tabus e estimular cada vez mais famílias a compreenderem que amamentar é muito mais do que alimentar — é nutrir com amor.