Rio Negrinho recebe capacitação regional sobre população em situação de rua

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Assistência Social, promove nesta quarta-feira, 26 de agosto, em Rio Negrinho, uma capacitação regional voltada a trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O tema central do encontro é o atendimento à população em situação de rua.

O evento acontece no Centro de Excelência, das 13h30 às 17h30, reunindo profissionais e gestores de diferentes municípios da região.

De acordo com a diretora de Assistência Social, Gabriela Dornelles, o objetivo da capacitação é fortalecer o acompanhamento dessa população e alinhar estratégias entre Estado e municípios.

“Essa capacitação tem o objetivo de fortalecer o atendimento e o acompanhamento dessa população. Uma das iniciativas do Governo de Santa Catarina foi criar um programa para fazer o atendimento desta população, o que culminou com a Lei do Cadastro da População em Situação de Rua. É importante unir forças de todas as secretarias, Estado, municípios, sociedade civil e todas as políticas envolvidas para que consigamos fazer a reintegração social e produtiva destas pessoas”, destacou.

O encontro reúne representantes dos municípios das macrorregiões da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, da Região da Foz do Rio Itajaí, do Planalto Norte e do Nordeste de Santa Catarina. A solicitação partiu dos próprios municípios durante o Summit Cidades, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Projeto Além das Ruas

A capacitação em Rio Negrinho também apresenta o Projeto Além das Ruas, lançado em julho, que tem como finalidade integrar ações de diferentes setores como Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, além de parcerias com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O projeto prevê o uso de um aplicativo com cadastro individualizado e reconhecimento facial da população em situação de rua, permitindo que profissionais de diferentes serviços tenham acesso ao histórico de atendimentos, independentemente da cidade onde a pessoa estiver.

Após essa etapa, cada indivíduo terá encaminhamentos intersetoriais adequados, que podem envolver internação, acompanhamento social e, por fim, inclusão produtiva, promovendo autonomia econômica e reinserção social.

O programa ainda prevê investimentos em clínicas e comunidades terapêuticas, reforço das equipes municipais de atendimento e capacitação contínua dos profissionais envolvidos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Bombeiros atendem ocorrência de princípio de incêndio em veículo

Acidente entre carro e trem deixa motorista ferido no bairro Bela Vista

Rodada dupla de futebol neste domingo em Volta Grande

NOTA DE FALECIMENTO

Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e carro em Rio Negrinho

Hoje tem apresentação da Associação dos Pais e Amigos da Audiocomunicação no Natal Encantado