Planalto Norte registra 143 incêndios em edificações em 2024

Botões de Compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou o Relatório Geral de Investigação de Incêndios referente a 2024. O documento consolida dados sobre os incêndios em edificações, revelando o impacto humano, econômico e social dessas ocorrências.

Na região do Planalto Norte, sob a responsabilidade do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), sediado em Canoinhas, foram contabilizadas 143 ocorrências de incêndio em edificações, colocando a área entre as regiões com o maior número de casos no Estado.

Embora o relatório não apresente detalhamento individual para cada batalhão, os dados estaduais reforçam a gravidade do problema: em 2024, os incêndios em edificações resultaram em 169 vítimas, sendo 139 feridos e 30 óbitos. Do ponto de vista econômico, os prejuízos somaram R$ 317 milhões, mas a pronta resposta dos bombeiros e a presença de sistemas preventivos garantiram a preservação de R$ 2,3 bilhões em bens, correspondentes a 2,59 milhões de m² de áreas salvas.

O levantamento indica que a maioria das vítimas e prejuízos ocorreu em residências, cenário que reflete a vulnerabilidade das edificações não fiscalizadas e evidencia a importância da prevenção, fiscalização e conscientização da população.

O CBMSC destaca que a investigação de incêndios é fundamental para orientar políticas públicas, melhorar a fiscalização e reduzir os riscos à vida e ao patrimônio da sociedade catarinense.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Rio Negrinho se despede de Jamil Jurich, marido da ex-vereadora e professora Liliana Schroeder

Polícia Civil de SC cumpre mandados contra adolescentes investigados por maus-tratos ao cão Orelha

Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana