Planalto Norte registra 143 incêndios em edificações em 2024

Botões de Compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou o Relatório Geral de Investigação de Incêndios referente a 2024. O documento consolida dados sobre os incêndios em edificações, revelando o impacto humano, econômico e social dessas ocorrências.

Na região do Planalto Norte, sob a responsabilidade do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), sediado em Canoinhas, foram contabilizadas 143 ocorrências de incêndio em edificações, colocando a área entre as regiões com o maior número de casos no Estado.

Embora o relatório não apresente detalhamento individual para cada batalhão, os dados estaduais reforçam a gravidade do problema: em 2024, os incêndios em edificações resultaram em 169 vítimas, sendo 139 feridos e 30 óbitos. Do ponto de vista econômico, os prejuízos somaram R$ 317 milhões, mas a pronta resposta dos bombeiros e a presença de sistemas preventivos garantiram a preservação de R$ 2,3 bilhões em bens, correspondentes a 2,59 milhões de m² de áreas salvas.

O levantamento indica que a maioria das vítimas e prejuízos ocorreu em residências, cenário que reflete a vulnerabilidade das edificações não fiscalizadas e evidencia a importância da prevenção, fiscalização e conscientização da população.

O CBMSC destaca que a investigação de incêndios é fundamental para orientar políticas públicas, melhorar a fiscalização e reduzir os riscos à vida e ao patrimônio da sociedade catarinense.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Homem de 26 anos é ferido por arma branca em São Bento do Sul

Nota de falecimento

Polícia Militar prende autor de tentativa de feminicídio em Rio Negrinho

Homem agride três pessoas com faca no bairro São Rafael, em Rio Negrinho

Serra Dona Francisca será interditada na próxima segunda para detonação de rochas

Stand up solidário no MAK Center beneficia Rede Feminina de Combate ao Câncer