Uma celebração da culinária regional, com sabores únicos, criatividade gastronômica e identidade cultural. Esse é o festival Riomafra à Mesa 2025, que entre 6 e 28 de setembro servirá pratos diferenciados e exclusivos por 11 estabelecimentos. A novidade desta 3ª edição do circuito é a inclusão da cidade irmã de Rio Negro, integrando e ampliando a experiência oferecida aos consumidores.
O lançamento oficial aconteceu na noite de 4 de setembro, com a presença de autoridades dos dois municípios, convidados e imprensa. A degustação dos pratos que integram o Festival mostrou a alta qualidade dos pratos, que utilizam ingredientes regionais, fornecidos por produtores locais. A iniciativa do evento é das Prefeituras Municipais de Mafra e Rio Negro e do Sebrae, com apoio da Amplanorte e Codeplan, com patrocínio do Sicoob Credinorte.
Cafeterias, confeitarias, hamburguerias, pizzarias, restaurantes com buffet, restaurantes à la carte e petiscarias compõem o roteiro gastronômico, com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento. Os valores variam de R$ 29,90 a R$ 89,90, oferecendo opções aos mais variados gostos culinários. Além de oferecer um atrativo diferenciado à população, o circuito visa impulsionar o setor de gastronomia e o turismo na região
Para incentivar e premiar os consumidores que prestigiarem o Riomafra à Mesa, será um oferecido como brinde uma petisqueira de madeira, em formato de pinhão. Para ganhar, é preciso frequentar pelo menos 4 estabelecimentos participantes e responder uma pesquisa de avaliação dos pratos e do atendimento. Há quantidade limitada dos brindes. Na conta oficial do Instagram @riomafraamesa é possível acompanhar todas as novidades do evento.
QUALIFICAÇÃO TÉCNICA
Os estabelecimentos que se credenciaram para participar do circuito gastronômico Riomafra à Mesa realizaram workshops para receberem novos conhecimentos técnicos. Os participantes foram introduzidos ao contexto histórico que envolve as duas cidades e assistiram apresentações de produtores locais sobre os ingredientes típicos da região.
O Sebrae tem papel fundamental nesse processo, prestando consultorias técnicas aos participantes, oferecendo suporte estratégico na construção dos menus e coordenando a comunicação do circuito. “Nosso objetivo é potencializar o que cada estabelecimento já faz de melhor, conectando técnicas da gastronomia profissional com os ingredientes que fazem parte da história local. Cada prato foi pensado para valorizar sabores da região, respeitando as tradições e provocando novas experiências no paladar de quem vai participar do circuito”, afirma a consultora do Sebrae, Tamara Legarrea.