Nesta sexta-feira, o dia começa com maior variação de nebulosidade na metade leste de Santa Catarina, mas logo se dissipam e o sol predomina na maior parte do dia. No amanhecer, as mínimas ficam entre 16 e 20°C no Oeste e no Litoral e variam entre 11 e 14°C nas demais regiões. À tarde, com a presença do sol, os termômetros sobem rapidamente e as máximas ficam próximas dos 30°C em grande parte do estado. A combinação do calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, onde poucos municípios devem observar às chuvas.
O sábado, será mais um dia com predomínio de sol e o processo de formação de uma nova frente fria, contribui para a rápida elevação das temperaturas e a sensação de calor à tarde, fenômeno conhecido como calor pré-frontal. As máximas ficam em torno de 30°C na maioria das regiões, com o Oeste superando os 30°C, podendo chegar até os 33°C. No decorrer da tarde, a soma do calor com a umidade disponível na atmosfera, favorece a formação de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em grande parte do estado, iniciando no Grande Oeste e avançando em direção ao Litoral Sul ao longo das horas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.
No domingo, a frente fria avança por Santa Catarina, provocando temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa. O risco é alto a pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O dia começa abafado, com temperaturas próximas dos 20°C em grande parte do estado – ficando ainda mais altas, próximas dos 27°C, no Oeste catarinense. Ao longo das horas, com o avanço das instabilidades, as temperaturas não sobem muito e permanecem próximas dos 20°C em grande parte do estado – com exceção do Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde os termômetros se aproximam dos 30°C.
As instabilidades persistem até a segunda-feira (22), com risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Ao longo do dia, os ventos tendem a mudar para o quadrante sul, com intensidade moderada a forte, acompanhando a entrada gradual de uma massa de ar mais fria no estado. Entre a noite de segunda e a terça-feira (23), a entrada de uma massa de ar seco no estado deixa o tempo firme e sem condições para chuva.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina