A comunidade escolar terá de 22 a 30 de setembro para participar da Avaliação Institucional das 1.038 unidades escolares da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Esta é uma ferramenta estratégica e essencial para o aprimoramento da qualidade da educação pública, cujo principal propósito é diagnosticar o funcionamento das unidades escolares, identificar os principais desafios coletivos e subsidiar a tomada de decisões pedagógicas, administrativas e de gestão.
“O engajamento de toda a comunidade escolar para preencher a Avaliação Institucional é fundamental para nortear as nossas ações e fazer com que a Educação de Santa Catarina chegue ao lugar que tanto almejamos e que ela merece estar”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Os indicadores resultantes desta avaliação são fundamentais para o planejamento de ações junto às equipes gestoras, contribuindo diretamente para a consolidação e/ou reestruturação do Plano de Gestão Escolar (PGE) e do Projeto Político-Pedagógico (PPP), além de orientar o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação (SED) na formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
A edição de 2025 continuará sendo realizada de forma on-line, por meio do sistema SISGESC. O estudante poderá acessar a avaliação com o seu número de matrícula, por meio do link disponibilizado na página oficial da SED. Além dos estudantes, participam da avaliação a equipe administrativa e pedagógica, diretores e assessores de direção, professores e pais.