Setembro Verde: Estado reforça importância da doação de medula óssea e do transplante no tratamento de leucemias

Botões de Compartilhamento

A cura de doenças como leucemias e linfomas muitas vezes depende de um transplante de células-tronco, colhidas na medula óssea ou no sangue periférico. Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, neste 20 de setembro, e a Conscientização da Leucemia Mieloide, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a relevância da doação de medula óssea para salvar vidas e destaca avanços na assistência prestada à população.

Fotos: Divulgação/SES

No Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), instituição do Governo do Estado, o serviço é referência nacional. De janeiro a agosto de 2025, já foram realizados 81 transplantes, consolidando a unidade como a única em Santa Catarina a realizar transplantes autólogos (com células do próprio paciente) e alogênicos (com células de doadores).

“O transplante de medula óssea é uma das ferramentas mais poderosas no tratamento de doenças hematológicas graves. No Cepon, buscamos oferecer não apenas um tratamento de excelência, mas também uma esperança real para nossos pacientes e suas famílias”, afirma o diretor-geral, Dr. Marcelo Zanchet.

Criada em 1999, a Unidade de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) iniciou com transplantes autólogos e, em 2018, passou a realizar também os alogênicos, ampliando as possibilidades de tratamento. Somente em 2024, foram feitos 119 transplantes no Cepon.

A gerente técnica, Dra. Mary Anne Taves, destaca a importância da atenção aos sinais e da realização de exames de rotina. “O diagnóstico pode ser feito por exames simples, como o hemograma. O hemograma pode indicar sinais iniciais da doença, como anemia, plaquetopenia e presença de células jovens (blastos). Como a leucemia pode evoluir de forma silenciosa, é fundamental estar atento a sintomas como febre persistente, infecções recorrentes, fadiga extrema, emagrecimento sem causa aparente, sangramentos e hematomas”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 760 novos casos de leucemia devem ser registrados em Santa Catarina em 2025, sendo 50 apenas em Florianópolis. A doença está entre os dez tipos de câncer mais frequentes no país. No Cepon, entre janeiro e agosto deste ano, 270 pacientes receberam atendimento com diagnóstico de leucemia, incluindo 27 em primeira consulta.

Paciente do Cepon, Ritcheli Stein recebeu o diagnóstico de leucemia promielocítica aguda, um sub-tipo da leucemia mieloide, em 2021. Os primeiros sinais que apareceram foram fraqueza, sangramentos na gengiva e manchas roxas pelo corpo. “Eu fiz um hemograma no laboratório porque estava me sentindo muito fraca, tinha muito sangramento na gengiva e várias manchas roxas. Quando o resultado ficou pronto, a bioquímica me ligou e me aconselhou a procurar um hospital. No dia seguinte, já fui diagnosticada com leucemia. Eles sabiam que era uma leucemia, mas ainda não o tipo. Depois de mais exames, três dias depois, comecei a quimioterapia”, conta.

A paciente passou por três sessões de quimioterapia, mas enfrentou recaídas da leucemia. Em 2023, realizou um transplante autólogo, porém a doença retornou e foi necessário um novo transplante. “Após as recaídas, precisei de um doador compatível. Pelo Redome encontrei um jovem de Minas Gerais, que se tornou meu doador e também um amigo. Fiz meus dois transplantes pelo Cepon e hoje sigo em recuperação, com saúde e gratidão”, conta Ritcheli, que completou no dia 20 de setembro dois anos do transplante que salvou sua vida. “Nós não somos um diagnóstico. A cura é sim possível! Manter a cabeça positiva, e gastar nossas energias somente com força e esperança!”, conclui.

Como se tornar um doador

A chance de encontrar um doador compatível na família é de apenas 25%. Quando não há doador aparentado, a busca se amplia para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), em que a compatibilidade entre não aparentados é de 1 em 100 mil.

Em Santa Catarina, o cadastro pode ser feito no Hemosc. Para mais informações, acesse www.hemosc.org.br. Fazer o bem está ao alcance de todos, cadastre-se como doador de medula óssea e ajude a salvar vidas!

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Amigos do Romerito atuam no Maracanã pelo terceiro ano consecutivo

Projeto Café Literário com Arte valoriza leitura e criatividade na EMEB Selma Teixeira Grabosky

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Rotary Oxford realiza decoração de Natal na Praça Paul Harris

Deputada Paulinha cumpre agenda intensa em Rio Negrinho, anuncia investimentos e reforça bandeiras do mandato

O significado das comidas na ceia de Natal: tradição, fé e união à mesa