Uma bezerra nasceu viva e com duas cabeças em Belmonte, no Oeste de Santa Catarina. O caso raro ocorreu na quinta-feira (25) e, nesta sexta (26), o animal seguia internado em um hospital veterinário da Unoesc. Um vídeo divulgado pela instituição mostrou a filhote sendo alimentada com uma mamadeira. As informações são do G1 SC.
De acordo com o professor Jackson Preuss, que faz parte da instituição de ensino, o animal tem uma condição congênita, conhecida como diprosopia. Ainda não há informações se a bezerra possui dois cérebros ou como funciona o sistema respiratório.
O caso foi descoberto na manhã de quinta, quando o dono da propriedade em que a bezerra nasceu entrou em contato com a universidade pedindo para que ela fosse analisada por veterinários. O animal então foi levado até o setor de medicina veterinária da instituição em São Miguel do Oeste, na mesma região.
“O animal, infelizmente, está fraco, tem uma dificuldade em mamar. Por ser um caso raro, não é algo que tem sucesso naturalmente dentro das espécies. Então, são extremamente raríssimos os casos de animais que conseguem permanecer com essa condição. Infelizmente, provavelmente o animal terá complicações”, explicou o professor.
A malformação pode ser causada por um erro no desenvolvimento embrionário, quando ocorre uma duplicação parcial nas primeiras divisões do embrião. A condição, segundo especialistas, pode estar associada a fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou deficiências nutricionais.