O 3º Acampamento Sênior da Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, realizado de 24 a 28 de setembro na localidade de Rio dos Banhados, contou com a presença de um participante especial: Jarbas Pereira de Souza Filho, que mesmo com deficiência visual, viveu intensamente todos os momentos do encontro.
Jarbas é bastante conhecido em Rio Negrinho por sua trajetória como pratleta de corrida, sempre superando limites e inspirando outras pessoas. Homem de fé e católico praticante, é presença constante em missas, eventos e ações da comunidade.
No acampamento, ele contou com a ajuda de um acompanhante que foi seus “olhos” durante os cinco dias de atividades. Com apoio e dedicação, Jarbas participou de todas as dinâmicas, reforçando sua determinação e espiritualidade.
Durante a Missa de Acolhimento, celebrada no domingo (28) na Igreja Matriz, Jarbas foi convidado a dar seu testemunho. Emocionado e ao lado do padre Emerson, ele chorou ao relatar a experiência:
“Não foi fácil, mas faria tudo de novo. Tudo começou na capela, quando senti que era o momento de estar ali, diante de Jesus. Agradeço a todas as pessoas pelo que fizeram por mim. Foram momentos emocionantes, que aumentaram ainda mais a minha fé. Agradeço especialmente a quem foi meus olhos no acampamento e me permitiu viver essa experiência”, disse.
Jarbas destacou ainda que a presença de Nossa Senhora e do Espírito Santo foi sentida de forma muito forte durante os dias de retiro.
Para ele, o acampamento representou não apenas mais um momento de fé, mas também uma vivência de solidariedade. “Tudo foi possível porque cada pessoa que esteve lá me emprestou um pouco de seus olhos para ajudar”, concluiu.
A história de Jarbas reafirma o verdadeiro espírito do Acampamento Sênior: um encontro de fé, partilha, apoio e esperança que fortalece a comunidade e mostra que superação e confiança em Deus caminham juntas.