Anvisa suspende venda de queijo artesanal contaminado e suplemento irregular

Botões de Compartilhamento

AAnvisa determinou, nesta terça-feira (30), o recolhimento do Queijo Minas Artesanal produzido por José Antônio dos Reis de Melo (CNPJ 00.699.081/0001-60). A medida atinge todos os lotes fabricados a partir de 26/4/2025 e determina a suspensão da comercialização, distribuição, propaganda e uso desses lotes.

Imagem ilustrativa/Grafvision/Freepik

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já havia suspendido as atividades do estabelecimento e a Diretoria de Vigilância em Alimentos da Superintendência de Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais (DVA/SVS-MG) publicou a interdição cautelar dos lotes no Diário Oficial de Minas Gerais. O motivo foi a presença das bactérias Listeria monocytogenes e Staphylococcus coagulase positiva em diferentes lotes do produto.

A listeriose é uma doença causada pela Listeria monocytogenes, que pode ocasionar febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Gestantes apresentam febre e outros sintomas inespecíficos, como fadiga e dores. A bactéria também pode levar à morte fetal ou parto prematuro, além de risco de infecção do recém-nascido.

Já o Staphylococcus coagulase positiva é uma bactéria que pode produzir toxinas responsáveis por surtos de infecções alimentares.

Suplemento Bari 7 Caps

Outro item que sofreu ação fiscal e deve ser apreendido é o Bari 7 Caps – Suplemento Alimentar em Cápsulas, distribuído pela Nutraleza Ltda. Com isso, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes do produto estão proibidos.

O suplemento é produzido pela AEG Produtos Naturais Ltda., fabricante que não tem licenciamento sanitário para fabricá-lo. Além disso, o produto possui composição desconhecida, faz uso de nome e propaganda irregulares, associando o seu uso a benefícios terapêuticos como emagrecimento, diminuição do apetite, “ação detox” e redução da retenção de líquidos, o que não é permitido para suplementos alimentares.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Pela primeira vez na história, Banda Tureck de Rio Negrinho se apresenta na Oktoberfest em Blumenau

Homem é resgatado após se jogar de ponte em Rio Negrinho

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Trabalhador sofre queimaduras durante incêndio em aerogerador em SC

Veículo com 80 garrafas de vinho argentino é apreendido por descaminho em Porto União

Escola Elias Graboski passa por reforma e melhorias para garantir mais conforto e qualidade no ensino