Com apoio do MPSC, projeto de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica é lançado em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

O Conselho da Comunidade da Comarca de Rio Negrinho tem sua atuação reconhecida junto a apenados, familiares e vítimas. No mês de outubro, a entidade, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), dá mais um passo importante na promoção da justiça social com a implementação de um projeto voltado ao acolhimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.  

O projeto de atendimento às vítimas de violência doméstica integra o plano orçamentário do Conselho da Comunidade para o ano de 2025 e visa fortalecer a rede de apoio e ressocialização por meio de encontros reflexivos e atendimento especializado a essas vítimas. Para viabilizar a iniciativa, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Negrinho instaurou procedimento administrativo para acompanhar e promover a implementação do grupo de apoio psicológico.  

A Promotora de Justiça, Saraah Seben Fiamoncini, ressaltou que “a proposta surgiu da necessidade de ampliar os serviços oferecidos pelo Conselho, que já realiza atendimentos mensais e quinzenais com foco na Lei Maria da Penha. O projeto prevê a manutenção de uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogas, além de estagiário e contador para suporte administrativo”.  

Os recursos para viabilização das atividades foram solicitados com base na Resolução 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite o uso de valores oriundos de penas pecuniárias de acordos firmados com o MPSC em ações de relevante cunho social.  

“A violência doméstica é uma afronta à dignidade da pessoa humana. Este projeto representa um avanço na proteção e no cuidado com as mulheres de Rio Negrinho, oferecendo espaço seguro para escuta, reflexão e reconstrução”, afirmou.  

Além do MPSC, também apoiam o projeto de acolhimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica de Rio Negrinho o Poder Judiciário catarinense, a Polícia Militar, por meio da Rede Catarina de Proteção à Mulher, a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho.  

Primeira reunião do projeto  

Como marco inicial do projeto, será realizado no dia 31 de outubro de 2025, às 17h30min, o primeiro encontro do Grupo Reflexivo para Mulheres que Sofrem Violência Doméstica, na sede do Conselho da Comunidade, localizada na Rua Carlos Hantschel, nº 420, bairro Bela Vista, em Rio Negrinho.  

A reunião contará com profissionais capacitados e tem como objetivo proporcionar acolhimento, orientação e fortalecimento emocional às participantes. A ação é um compromisso de todos os órgãos e entidades envolvidas com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento à violência de gênero, destacando a cidade de Rio Negrinho entre as referências em políticas públicas voltadas à proteção da mulher.  

Sobre o Conselho  

O Conselho da Comunidade de Rio Negrinho é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2018 com o objetivo de ressocializar presos e auxiliar seus familiares, promovendo o retorno digno à sociedade. Trabalha para apoiar o cumprimento de penas alternativas e a reintegração de detentos, buscando reduzir a reincidência de crimes.  

Fonte matéria Ministério Público de Santa Catarina MPSC

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Mostra “Cine Envelhe(ser)” leva cinema, emoção e encontros a idosos

Anvisa assina termo de compromisso para a vacina da dengue do Butantan

João Ricardo é promovido a capitão em solenidade no quartel do Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho

Ex-Secretário de Finanças é condenado a mais de 24 anos de prisão por desvio milionário e lavagem de dinheiro em Rio Negrinho e réu continua preso desde 2023

Abertura da Exposição de Natal emociona visitantes no Museu Dr. Felippe Maria Wolff

SINE de Rio Negrinho promove mutirão de entrevistas de emprego na próxima terça-feira (2)