Imetro-SC fiscaliza farmácias de manipulação em Rio Negrinho e outras dez cidades

Botões de Compartilhamento

Fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realizaram a Operação Outubro Rosa, com foco na fiscalização de instrumentos de medição regulamentados, como balanças utilizadas em farmácias de manipulação, e produtos pré-embalados, especialmente itens de higiene pessoal.

Foto: Divulgação / Imetro-SC

A operação abrangeu 27 farmácias de manipulação nas cidades de Capinzal, Xanxerê, Chapecó, Lages, São José do Cerrito, Caçador, Mafra, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Araranguá e Orleans.

Nestas regiões foram fiscalizados 121 instrumentos de medição utilizados pelas farmácias de manipulação na produção de remédios, das quais seis foram reprovadas. Nesses casos, os responsáveis têm o prazo de 10 dias para providenciar o reparo e a subsequente verificação.

Produtos Pré-Embalados

Em relação aos produtos de higiene pessoal, foram analisados itens como sabão, sabonete, creme dental, papel higiênico, lenço umedecido, xampu, condicionador, fio dental, hastes flexíveis e protetor íntimo. As equipes de fiscalização inspecionaram 74 lotes em estabelecimentos comerciais e realizaram análises laboratoriais em 25 lotes adicionais.

A principal infração encontrada foi o erro quantitativo, quando a quantidade real do produto é inferior à informada no rótulo. Essa prática viola as normas de metrologia legal e os direitos do consumidor.

“O resultado geral foi considerado positivo, com apenas três lotes reprovados, sendo um de fio dental, um de creme dental e um de papel higiênico. Todos apresentavam quantidade inferior à declarada na embalagem, caracterizando o erro quantitativo”, avalia o gerente de produtos pré-medidos, Jeferson Farias Domingues.

De acordo com o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez, o resultado alcançado demonstra a eficácia das ações de fiscalização preventiva e permanente. “A Operação Outubro Rosa reitera a missão do Imetro-SC em zelar pela lealdade e transparência das relações de consumo. Assegurar que os instrumentos de medição — como as balanças das farmácias — e que a quantidade informada nos produtos pré-embalados esteja correta é fundamental para garantir a confiança nas relações de consumo”, enfatizou Bez.

Ação Nacional

A Operação Outubro Rosa integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro e segue as diretrizes do Plano de Trabalho Anual, acordado com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). O objetivo é coibir práticas enganosas e assegurar que o consumidor receba exatamente o que está indicado na embalagem.

Denúncias

Consumidores que suspeitarem de irregularidades podem registrar denúncia na Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3664-4554, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h,



Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar intensifica patrulha rural em localidades do interior de Rio Negrinho

Serra Dona Francisca terá interdição total para detonação de rochas nesta quinta-feira (4)

EMEBI Padre Cláudio Longen é pré-selecionada para o Prêmio “Lume – Escola Referência 2025”

PROCON divulga pesquisa da cesta básica de dezembro em São Bento do Sul

Quase 722 kg de maconha são apreendidos em Joinville; três pessoas foram presas

4ª Corrida de Rolimã Energia FM promete tarde de nostalgia e diversão em Rio Negrinho