Polo moveleiro do Planalto Norte sedia primeira imersão da Academia FIESC de Negócios

Botões de Compartilhamento

Diante dos desafios globais de competitividade e das recentes barreiras comerciais, o setor moveleiro catarinense busca transformar obstáculos em oportunidades. Nesse contexto, o polo de São Bento do Sul recebeu a primeira imersão da Academia FIESC de Negócios, uma iniciativa voltada a fortalecer a inovação, o design e a estratégia comercial das indústrias.

Realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na sede do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias Moveleiras, o encontro reuniu dez empresas de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, que participaram de uma jornada de aprendizado e reposicionamento de mercado. O objetivo é incentivar a criação de novos produtos, ampliar a diversificação de portfólio e abrir caminhos para novos mercados.

“É uma oportunidade ímpar de repensar os negócios, melhorar o posicionamento e buscar novas perspectivas de desenvolvimento”, destacou o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, durante a abertura.

A imersão foi conduzida pelo designer Célio Teodorico, da Studio 566 Design e curador do projeto, que abordou temas como valor de marca, design e diferenciação de produto. Técnicos do Observatório FIESC também apresentaram análises sobre o panorama do mercado mundial e tendências para o setor.

Para o diretor da Móveis Paulo, Djoni Kurowsky, o momento é de inovação. “Acreditamos que o design brasileiro pode ser exportado, adaptado a cada país que queremos atender. Com esse projeto, estamos abrindo horizontes e buscando novos nichos de mercado”, afirmou.

O design tem papel central nessa estratégia. Segundo dados da ApexBrasil, empresas que investem nessa área podem aumentar em até 25% o valor percebido de seus produtos e elevar em 20% suas exportações. A diretora da Móveis Caftor, de Rio Negrinho, Leila Tenfen Vantowsky, reforça: “Essa imersão está sendo essencial para aprimorarmos o processo criativo e desenvolvermos produtos com design agregado, voltados tanto para o mercado interno quanto externo.”

A diretora da Gromóveis, de Campo Alegre, Celiane Grossl Minikovski, também avalia o projeto como uma oportunidade de crescimento: “Está contribuindo para adequarmos nossos produtos à exportação e ampliarmos nossa presença no mercado brasileiro.”

Academia FIESC de Negócios

A imersão faz parte de uma estratégia ampla da Academia FIESC de Negócios, que começa com o mapeamento das necessidades e desafios de cada empresa participante. O programa prevê visitas técnicas às indústrias, desenvolvimento de briefings de criação de novos produtos, três projetos por empresa (incluindo maquetes físicas), além de diagnósticos estratégicos individuais, estudos de mercado e apoio técnico e comercial.

Participam desta edição as empresas Ativa Indústria de Móveis, Inter Link do Brasil, Móveis Grossl, Móveis Paulo, Móveis Serraltense e Móveis Weihermann (de São Bento do Sul), Gromóveis (de Campo Alegre), e Herli Móveis, Móveis Caftor e Móveis Quater (de Rio Negrinho).

Polo exportador de destaque

O polo moveleiro formado por São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho foi escolhido para sediar a primeira imersão por sua relevância no cenário nacional. A região é o maior polo exportador de móveis do Brasil e foi diretamente impactada pelo recente tarifaço americano.

De acordo com o Observatório FIESC, entre janeiro e setembro de 2025, as empresas da região exportaram US$ 63,57 milhões, sendo que 50,11% desse volume teve como destino os Estados Unidos. O polo reúne 398 empresas do setor moveleiro e madeireiro, responsáveis por mais de 8 mil empregos diretos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Bombeiros atendem ocorrência de picada de cobra no Distrito de Volta Grande

Colisão entre dois carros é registrada na BR-280 em Rio Negrinho

Nota de Falecimento

VÍDEO: Polícia Militar Ambiental realiza fiscalização aquática na Represa de Volta Grande, em Rio Negrinho

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Investimento de R$ 4,6 milhões impulsiona obras no Aeroporto Evaristo Stoeberl