Diante dos desafios globais de competitividade e das recentes barreiras comerciais, o setor moveleiro catarinense busca transformar obstáculos em oportunidades. Nesse contexto, o polo de São Bento do Sul recebeu a primeira imersão da Academia FIESC de Negócios, uma iniciativa voltada a fortalecer a inovação, o design e a estratégia comercial das indústrias.
Realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na sede do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias Moveleiras, o encontro reuniu dez empresas de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, que participaram de uma jornada de aprendizado e reposicionamento de mercado. O objetivo é incentivar a criação de novos produtos, ampliar a diversificação de portfólio e abrir caminhos para novos mercados.
“É uma oportunidade ímpar de repensar os negócios, melhorar o posicionamento e buscar novas perspectivas de desenvolvimento”, destacou o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, durante a abertura.
A imersão foi conduzida pelo designer Célio Teodorico, da Studio 566 Design e curador do projeto, que abordou temas como valor de marca, design e diferenciação de produto. Técnicos do Observatório FIESC também apresentaram análises sobre o panorama do mercado mundial e tendências para o setor.
Para o diretor da Móveis Paulo, Djoni Kurowsky, o momento é de inovação. “Acreditamos que o design brasileiro pode ser exportado, adaptado a cada país que queremos atender. Com esse projeto, estamos abrindo horizontes e buscando novos nichos de mercado”, afirmou.
O design tem papel central nessa estratégia. Segundo dados da ApexBrasil, empresas que investem nessa área podem aumentar em até 25% o valor percebido de seus produtos e elevar em 20% suas exportações. A diretora da Móveis Caftor, de Rio Negrinho, Leila Tenfen Vantowsky, reforça: “Essa imersão está sendo essencial para aprimorarmos o processo criativo e desenvolvermos produtos com design agregado, voltados tanto para o mercado interno quanto externo.”
A diretora da Gromóveis, de Campo Alegre, Celiane Grossl Minikovski, também avalia o projeto como uma oportunidade de crescimento: “Está contribuindo para adequarmos nossos produtos à exportação e ampliarmos nossa presença no mercado brasileiro.”
A imersão faz parte de uma estratégia ampla da Academia FIESC de Negócios, que começa com o mapeamento das necessidades e desafios de cada empresa participante. O programa prevê visitas técnicas às indústrias, desenvolvimento de briefings de criação de novos produtos, três projetos por empresa (incluindo maquetes físicas), além de diagnósticos estratégicos individuais, estudos de mercado e apoio técnico e comercial.
Participam desta edição as empresas Ativa Indústria de Móveis, Inter Link do Brasil, Móveis Grossl, Móveis Paulo, Móveis Serraltense e Móveis Weihermann (de São Bento do Sul), Gromóveis (de Campo Alegre), e Herli Móveis, Móveis Caftor e Móveis Quater (de Rio Negrinho).
O polo moveleiro formado por São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho foi escolhido para sediar a primeira imersão por sua relevância no cenário nacional. A região é o maior polo exportador de móveis do Brasil e foi diretamente impactada pelo recente tarifaço americano.
De acordo com o Observatório FIESC, entre janeiro e setembro de 2025, as empresas da região exportaram US$ 63,57 milhões, sendo que 50,11% desse volume teve como destino os Estados Unidos. O polo reúne 398 empresas do setor moveleiro e madeireiro, responsáveis por mais de 8 mil empregos diretos.
