Operação Nuremberg: GAECO desarticula grupo neonazista com mandados em Santa Catarina e mais três estados

Botões de Compartilhamento

Nesta sexta-feira (31), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação Nuremberg, em apoio a procedimento investigativo criminal da 40ª Promotoria de Justiça, posteriormente encaminhado à 39ª Promotoria de Justiça da Capital. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.

Foto: MPSC/Divulgação

A ação teve como objetivo desmantelar um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no Brasil, investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e planejamento de atos violentos em diferentes regiões do país.

A operação ocorreu simultaneamente em quatro estados: Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe, com mandados cumpridos em São Paulo, Campinas, Taboão da Serra, Osasco, São José dos Pinhais, Curitiba, Araucária, Cocal do Sul, Jaraguá do Sul e Aracaju. Durante as buscas, foram apreendidos materiais de apologia ao nazismo, armas brancas, facas e um “soco inglês”.

As investigações indicaram que o grupo possuía integrantes com diferentes formações e ocupações, o que facilitava a disseminação da ideologia extremista. Parte dos investigados atuava na produção e difusão de conteúdos de ódio em ambientes virtuais, utilizando perfis falsos e fóruns para propagar ideias supremacistas.

O grupo realizava encontros presenciais regulares para debater a ideologia neonazista, recrutar novos membros e planejar confrontos com grupos opositores. Os integrantes se autodenominam skinheads neonazistas e adotam como símbolo o “Sol Negro”, representando a supremacia branca e a exaltação da violência.

De acordo com as investigações foi revelado uma estrutura hierarquizada, com fichas de ingresso, produção de camisetas exclusivas, cobrança de mensalidades e cerimônias de “batismo” para novos membros.

A operação contou com a colaboração do Ministério Público de São Paulo, Sergipe e Paraná, além da Polícia Civil de São Paulo. De acordo com Ministério Público de Santa Catarina, a ação reafirma o compromisso com a defesa da sociedade contra discursos de ódio, antissemitismo e incitação à violência.

Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Científica e pelo CyberGAECO, que dará prosseguimento às investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da rede criminosa. As investigações seguem sob sigilo.

O nome da operação faz referência aos Julgamentos de Nuremberg, realizados após a Segunda Guerra Mundial, simbolizando a responsabilização de indivíduos por crimes de ódio e intolerância.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Lançamento oficial da 2ª Corrida do Seminário São José acontece neste sábado (1º)

Motociclista fica ferido após colisão com carro na SC-418 em São Bento do Sul

Escritório do Empreendedor realiza semana de regularização e formalização de MEIs em Rio Negrinho

Homem fica ferido após colisão entre carro e caminhão na BR-116 em Mafra

PM prende dois homens após tentativa de fuga e apreende arma de fogo e grande variedade de drogas em Rio Negrinho

VÍDEO: Após morte de tutor, 16 cães são encontrados em desnutrição extrema e chegam a praticar canibalismo em SC