GAECO e PMA deflagram operação contra caça ilegal de animais silvestres em Rio Negrinho e outras oito cidades de SC; seis pessoas foram presas

Botões de Compartilhamento

Nesta quarta-feira (5), seis pessoas foram presas durante a operação “Digitale Jagd”, ou “Caçada Virtual”, que investiga uma rede de caça ilegal organizada por meio de grupos de mensagens em Santa Catarina.

Foto: MPSC/Divulgação

De acordo com o Gaeco e a PMA (Polícia Militar Ambiental), os suspeitos caçavam animais silvestres, vendiam a carne e cães de caça e trocavam informações sobre técnicas de abate e formas de escapar da fiscalização.

Foram 18 mandados de busca e apreensão cumpridos contra 16 investigados em nove cidades, incluindo Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Corupá, Ibirama, Rio Negrinho, Lontras e Lauretino.

A operação contou com 136 agentes, entre membros do Gaeco, PM Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar. As investigações apontam que os envolvidos usavam aplicativos de mensagens para organizar caçadas e negociar produtos ilegais. Nos grupos, eram compartilhadas fotos de animais abatidos, rotas de expedições, técnicas de caça e até dicas para despistar a fiscalização.

O caso começou a ser investigado a partir de um relatório técnico do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que identificou a atuação dos caçadores com base em ações de inteligência e patrulhamento em áreas de mata.

Em operações anteriores, a PMA já havia resgatado cães vítimas de maus-tratos e apreendido armas de fogo usadas nas caçadas.

Segundo o Gaeco, o material apreendido inclui armas, munições, celulares e equipamentos de caça. Todos os itens serão encaminhados à Polícia Científica para perícia, o que deve ajudar a identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.

Os investigados podem responder por crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais e por porte ilegal de arma de fogo. As investigações seguem sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento do caso.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Cadela K9 Vegas se aposenta após sete anos de serviços prestados à Polícia Penal de Santa Catarina

GAECO e PMA deflagram operação contra caça ilegal de animais silvestres em Rio Negrinho e outras oito cidades de SC; seis pessoas foram presas

Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo

Tribunal de Justiça de SC assina ordem de serviço para novo fórum de Rio Negrinho

Colisão entre motocicletas deixa três feridas na BR-280 em Rio Negrinho

Professor é condenado a mais de 77 anos de prisão por crimes sexuais contra alunas em SC