Na manhã desta quarta-feira (5), um pintor de 41 anos foi resgatado após ficar preso em uma cadeirinha de trabalho em altura na rua Augusto Klimmek, no Centro de São Bento do Sul. O caso foi atendido por equipes do Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 9h18.
Conforme o relatório, o trabalhador realizava pintura em um edifício quando ficou suspenso, preso ao sistema de segurança (trava-quedas). No momento da ocorrência, uma equipe de 16 bombeiros do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) realizava um treinamento de salvamento em altura e se deslocou para o local após ser informada pelo chefe de socorro.
Ao chegar, os bombeiros confirmaram que o homem estava consciente e orientado, mas imobilizado no equipamento de segurança. A equipe fez o dimensionamento da cena e montou um sistema duplo tensionado para o resgate. Um dos bombeiros acessou a vítima, realizou a conexão em um triângulo de resgate e, com o apoio de outro resgatista, conduziu o trabalhador com segurança até o solo.
Após o salvamento, o homem recebeu atendimento pré-hospitalar, apresentando sinais vitais estáveis, porém com dormência nos membros, possivelmente devido à suspensão prolongada. Ele foi encaminhado pela equipe da ASU-501 até a UPA de São Bento do Sul para avaliação médica.
Após a operação, as equipes realizaram a desmobilização dos equipamentos e deixaram o local sob responsabilidade do proprietário do imóvel.

