O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) apontou que, entre 12h e 15h da quarta-feira (5), as temperaturas subiram consideravelmente em diversas regiões de Santa Catarina.
O destaque do período foi Joinville, no Norte do Estado, que registrou a temperatura mais alta: 36,9°C. Na sequência, Corupá e Schroeder marcaram 36,4°C, enquanto Jaraguá do Sul chegou a 35,2°C.
Outros municípios que também registraram temperaturas elevadas foram São João do Itaperiú (35,0°C), Nova Trento (34,9°C), Águas Mornas (34,8°C) e Tijucas (34,6°C). Até mesmo no Litoral, os termômetros ultrapassaram os 33°C, como em Itajaí (33,6°C) e Florianópolis (33,2°C).
Os dados, coletados por estações do INMET, Epagri/Ciram e da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, mostraram que o calor intenso se espalhou por praticamente todas as regiões do Estado, especialmente no Litoral e no Vale do Itajaí.
A Defesa Civil de Santa Catarina manteve o monitoramento contínuo e orientou a população a adotar cuidados básicos para evitar problemas de saúde em dias de calor intenso, como se manter hidratado, evitar exposição solar prolongada e procurar locais arejados.
