Um tornado causou grande destruição e deixou ao menos cinco pessoas mortas nesta sexta-feira (7) em cidades do Paraná e de Santa Catarina. O fenômeno também atingiu áreas da província de Misiones, na Argentina.Os municípios mais afetados foram Xanxerê e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Em todas essas localidades, houve registro de casas destelhadas, árvores arrancadas e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com especialistas, o tornado se formou dentro de uma intensa linha de instabilidade, reforçada por supercélulas — nuvens de tempestade com grande potencial destrutivo. A região Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná estão entre as áreas com maior incidência de tornados no mundo, ficando atrás apenas do meio-oeste dos Estados Unidos.Além do tornado, a formação de um ciclone extratropical mantém os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em alerta vermelho. A previsão indica chuvas volumosas e ventos intensos que podem se estender até o fim de semana.
Neste sábado (8), os ventos devem se intensificar especialmente nas áreas litorâneas do Sul e Sudeste, com maior impacto no litoral central do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, evitar deslocamentos desnecessários e buscar abrigo em locais seguros durante tempestades. Há risco de novos tornados, queda de árvores, destelhamentos e transtornos no transporte marítimo, já que o mar deve permanecer agitado nos próximos dias.