Na manhã desta terça-feira (11), São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, amanheceu com as vegetações congeladas e os termômetros marcando 1,6°C. A geada surpreendeu moradores e turistas faltando apenas 40 dias para o início do verão, que começa em 21 de dezembro.
De acordo com a Epagri/Ciram, a menor temperatura desta terça-feira foi registrada em São Joaquim, por volta das 5h. Em Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil e em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram 2,25°C às 6h. Já em Urubici, a mínima chegou a 2,8°C.
Nesta quarta-feira (12), tem previsão de mudança no tempo com a chegada de um sistema de baixa pressão associado a uma nova frente fria, que deve provocar pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados no Oeste, Planaltos e regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Apesar disso, o risco é baixo para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, conforme o boletim da Epagri/Ciram.
Na quinta-feira (13), o tempo segue instável por causa da circulação marítima, com previsão de chuva fraca e isolada, principalmente entre o Planalto e o Litoral. O sol deve voltar a aparecer entre nuvens na sexta-feira (14), embora a nebulosidade aumente no Oeste à tarde, com chance de novas pancadas de chuva.
Fonte: NSC Total