Falha generalizada deixa WhatsApp, X e ChatGPT fora do ar nesta terça-feira (18)

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta terça-feira (18), centenas de serviços da rede global Cloudfare foram afetados por uma falha generalizada. Usuários no mundo inteiro relataram problemas de conexão no WhatsApp, Google, Instagram e X (antigo Twitter).

A falha teria começado por volta das 8h desta manhã, segundo relatório do Downdetector, que monitora a queda de plataformas digitais. Ironicamente, o próprio site que acompanha quedas de conexão enfrentou instabilidade.

De acordo com o Downdetector, o pico da falha na Cloudfare ocorreu às 9h, com mais de 5 mil notificações. Problemas também foram relatados na Amazon, ChatGPT, Uber, Canva, Spotify e até em jogos online, como League of Legends.

Além disso, clientes tiveram dificuldades em acessar os aplicativos de bancos. A falha no serviço atingiu Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Nubank.

Em nota, a empresa estadunidense Cloudfare relatou que um pico incomum de tráfego em um dos serviços foi registrado a partir das 8h20 (horário de Brasília). “Isso causou erros em parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare”, explica Leigh Ann Acosta, diretora de Relações Públicas.

“Embora a maior parte do tráfego da maioria dos serviços tenha continuado fluindo normalmente, houve um aumento nos erros em vários serviços da Cloudflare. Ainda não sabemos a causa do pico incomum de tráfego. Estamos trabalhando intensamente para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros”, acrescentou.

A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura de internet que oferece serviços de segurança, desempenho e disponibilidade para sites e aplicativos. Funciona como uma espécie de escudo e acelerador dos sites: fica entre o site e o usuário, bloqueando ataques, organizando o tráfego e distribuindo o conteúdo por servidores ao redor do mundo.

Esse conjunto de ferramentas acelera o carregamento das páginas, evita quedas e impede que tráfego malicioso derrube serviços online. Milhares de sites utilizam a rede e serviços da Cloudfare, além de diversos portais de mídia, bancos, e-commerces e órgãos públicos.

Ao operar parte essencial da infraestrutura global, a Cloudflare garante estabilidade, segurança e rapidez a aplicações que dependem de alto volume de tráfego, e por isso falhas na sua rede podem afetar simultaneamente centenas ou milhares de sites que utilizam esses serviços.

Com informações da ND +

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

PM prende homem condenado por extorsão em São Bento do Sul

Capotamento na BR-116 deixa duas pessoas feridas em Papanduva

Santa Catarina tem 4,2 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina exporta 2 milhões de toneladas de carnes em 2025 e bate recorde histórico no comércio internacional do setor

Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Câmbio Verde – Prefeitura divulga cronograma do Programa Câmbio Verde para o mês de janeiro