Falha generalizada deixa WhatsApp, X e ChatGPT fora do ar nesta terça-feira (18)

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta terça-feira (18), centenas de serviços da rede global Cloudfare foram afetados por uma falha generalizada. Usuários no mundo inteiro relataram problemas de conexão no WhatsApp, Google, Instagram e X (antigo Twitter).

A falha teria começado por volta das 8h desta manhã, segundo relatório do Downdetector, que monitora a queda de plataformas digitais. Ironicamente, o próprio site que acompanha quedas de conexão enfrentou instabilidade.

De acordo com o Downdetector, o pico da falha na Cloudfare ocorreu às 9h, com mais de 5 mil notificações. Problemas também foram relatados na Amazon, ChatGPT, Uber, Canva, Spotify e até em jogos online, como League of Legends.

Além disso, clientes tiveram dificuldades em acessar os aplicativos de bancos. A falha no serviço atingiu Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Nubank.

Em nota, a empresa estadunidense Cloudfare relatou que um pico incomum de tráfego em um dos serviços foi registrado a partir das 8h20 (horário de Brasília). “Isso causou erros em parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare”, explica Leigh Ann Acosta, diretora de Relações Públicas.

“Embora a maior parte do tráfego da maioria dos serviços tenha continuado fluindo normalmente, houve um aumento nos erros em vários serviços da Cloudflare. Ainda não sabemos a causa do pico incomum de tráfego. Estamos trabalhando intensamente para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros”, acrescentou.

A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura de internet que oferece serviços de segurança, desempenho e disponibilidade para sites e aplicativos. Funciona como uma espécie de escudo e acelerador dos sites: fica entre o site e o usuário, bloqueando ataques, organizando o tráfego e distribuindo o conteúdo por servidores ao redor do mundo.

Esse conjunto de ferramentas acelera o carregamento das páginas, evita quedas e impede que tráfego malicioso derrube serviços online. Milhares de sites utilizam a rede e serviços da Cloudfare, além de diversos portais de mídia, bancos, e-commerces e órgãos públicos.

Ao operar parte essencial da infraestrutura global, a Cloudflare garante estabilidade, segurança e rapidez a aplicações que dependem de alto volume de tráfego, e por isso falhas na sua rede podem afetar simultaneamente centenas ou milhares de sites que utilizam esses serviços.

Com informações da ND +

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Encontro da terceira idade promete tarde de lazer e informação em Volta Grande

Falha generalizada deixa WhatsApp, X e ChatGPT fora do ar nesta terça-feira (18)

Prefeitos de Rio Negrinho e São Bento do Sul Assumem a Liderança da AMUNESC e CIM-AMUNESC em 2026

Feira “Sabores e Encantos de Natal” acontece neste final de semana

Rafaela, atleta da FMD, é convocada para a Seleção Brasileira de Futebol

Natal Encantado 2025: abertura oficial será neste sábado com grandes atrações