O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou, entre os dias 16 e 18 de novembro, uma operação de buscas por um idoso de 69 anos desaparecido na localidade de Pinhal, em Papanduva. O homem não é visto desde a noite de sábado para domingo.
As equipes realizaram varreduras terrestres, aéreas e com o binômio de busca — o cão de busca Luna e seu condutor, bombeiro militar. No domingo (16), foi executada a busca primária nas proximidades da residência.
Na segunda-feira (17), com a chegada da Força-Tarefa 09, composta por seis bombeiros militares e pelo binômio, as áreas de atuação foram ampliadas, incluindo o emprego de drone com câmera térmica, operado por um bombeiro militar de Canoinhas. Todo o raio de 250 metros foi percorrido duas vezes, e grande parte do raio de 500 metros também foi inspecionada, restando apenas pontos de difícil acesso.
Paralelamente, as guarnições da OBM de Papanduva acompanharam familiares a locais de referência para o desaparecido, enquanto outras equipes realizaram levantamento social e entrevistas com moradores.
Na terça-feira (18), a operação prosseguiu com novas buscas, checagem de bares e residências frequentadas pelo desaparecido e verificação de informações repassadas pela comunidade — inclusive deslocamento à localidade de Carvão, em Monte Castelo, onde nada foi localizado.





Participaram da operação: 11 bombeiros militares pertencentes ao Batalhão de Canoinhas, envolvendo as OBMs de Papanduva, Mafra, São Bento do Sul e Canoinhas. Após ampla varredura, sem localização de vestígios, e considerando relatos que apontam para possível saída voluntária do homem, o Corpo de Bombeiros Militar encaminhou o caso à Polícia Civil, órgão responsável pelo registro de pessoas desaparecidas.
O Posto de Comando permanece a cargo do quartel do CBMSC de Papanduva, que segue recebendo informações que possam auxiliar na localização do idoso.