Mais de 70% dos pontos do litoral catarinense estão próprios para banho, aponta relatório do IMA

Botões de Compartilhamento

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 2 com as informações referentes à semana de 17 a 21 de novembro de 2025.

De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 176 estão próprios para banho, o que representa 73,95%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 57 estão adequados para banho, o que equivale a 65,52%.

Todas as informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra aqui:

No site  as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Legislação

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção, banhistas!

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas de maior intensidade, bem como, nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Isso porque a água da chuva pode arrastar materiais contaminados, comprometendo a qualidade da água para banho.

Cronograma

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas  provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto, bem como, as datas de publicação dos relatórios.

Divulgação

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar na bandeirinha do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade do ponto e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar localização, datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e o histórico dos resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

PM prende dupla por tráfico de drogas no bairro Rio Negro

Temporais causam estragos em ao menos oito municípios de Santa Catarina

HEMOSC reforça pedido à população para iniciar 2026 com a doação de sangue 

Proteção e Defesa Civil entrega mais de 8 mil itens de assistência humanitária em até 12 horas após temporais em SC

A Secretaria de Saúde informa que os postos de saúde estarão funcionando em regime de escala no período de 05 de janeiro a 03 de fevereiro de 2026, em razão do período de férias coletivas