A segunda-feira (24) inicia com tempo instável em Santa Catarina, especialmente entre os planaltos e o Litoral, devido ao vento que sopra do mar em direção ao continente. A partir do final da manhã, a chuva ganha intensidade com a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do Paraná e o Sudeste do Brasil, aumentando o risco para ocorrências relacionadas ao clima.
De acordo com a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. Já nas áreas destacadas em verde no mapa meteorológico, a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas com trovoadas, apresentando risco baixo para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e novos alagamentos.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça orientações importantes para a segurança da população:Durante temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.Em situações de alagamento, jamais atravesse ruas inundadas ou pontes e pontilhões submersos.Previsão para os próximos dias.
Entre os dias 28 e a manhã de 29 de novembro, o tempo se mantém firme em Santa Catarina, com sol e calor predominando. No entanto, a partir da tarde do dia 29 até a manhã de 1º de dezembro, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, trazendo novamente chuva e temporais para o estado.Na primeira semana de dezembro, a previsão aponta tempo firme com sol na maior parte de Santa Catarina. No Litoral, especialmente da Grande Florianópolis ao norte do estado, a circulação marítima favorece a formação de mais nuvens e chuva ocasional.
TemperaturasDurante o período, as temperaturas devem ficar mais elevadas no período da tarde e início da noite. Já as madrugadas e manhãs serão mais amenas, principalmente no interior. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, há possibilidade de geada fraca e isolada entre os dias 02 e 04 de dezembro.A Defesa Civil reforça que a população deve acompanhar atualizações meteorológicas e seguir as orientações de segurança para evitar riscos.