GAECO deflagra Operação “Artérias”, prende suspeitos e mira organização criminosa no Norte de SC

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta quarta-feira (17), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, deflagrou a Operação “Artérias”. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação em Santa Catarina, através da prisão de integrantes, apreensão de veículos e congelamento de ativos financeiros. 

Foto: MPSC/Divulgação

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa, expedidos pela Vara Estadual de Organizações Criminosas. As medidas judiciais incluem as apreensões de veículos provenientes das atividades ilícitas e o bloqueio de bens, decorrentes diretos da lavagem de dinheiro de origem criminosa. Durante o cumprimento dos mandados foram registradas duas prisões em flagrante, uma por posse ilegal de arma e outra por posse de drogas e munições. 

As ordens judiciais foram cumpridas de forma simultânea nos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Schroeder e São Francisco do Sul, todos em Santa Catarina. A operação contou com participação de 109 agentes nas ruas e em unidades prisionais, sendo mobilizados dois membros do MPSC, 42 integrantes do GAECO, 11 Policiais Penais, 40 Policiais Militares, 10 Policiais Civis e 05 Bombeiros Militares. 

O objetivo da operação é desarticular as atividades da organização criminosa, visando ainda a apreensão de drogas, armas e documentos que comprovem as atividades ilícitas, suas ramificações e atuação no Norte do Estado. A operação busca também sufocar financeiramente o esquema ilícito, com uso de “laranjas” para ocultar os bens e valores decorrentes do crime e dificultar o seu rastreio por parte das autoridades.  

A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, que através de suas unidades operacionais atuam em conjunto no cumprimento das medidas cautelares, na captura de foragidos e nas conduções em flagrante delito. A ação contou também, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar para garantir a segurança da operação e ainda teve o suporte aéreo de um helicóptero Águia, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar. 

A investigação revelou mecanismos logísticos de compra, armazenamento e distribuição de entorpecentes na região de Joinville. Após aprofundamento das investigações, foram também sendo reveladas as estruturas financeiras da operação, com uso de “laranjas” para escamotear o patrimônio construído através das ações criminosas e dificultar a ação das autoridades no rastreio de recursos financeiros de origem ilícita. 

Os materiais de relevância investigativa apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. Essas evidências serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento as diligências investigativas, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de eventual rede criminosa 

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. 

Com informações do Ministério Público de Santa Catarina

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Formações continuadas fortalecem planejamento e valorização dos profissionais da Educação em Rio Negrinho

PM prende motorista embriagado após acidente e tentativa de fuga em Rio Negrinho

Vocação e Emoção: Jovem de Rio Negrinho professa votos religiosos e parte para missão no Paraná

Homem de 36 anos é resgatado por helicóptero após queda de 15 metros em Rio Negrinho