O Ministério dos Transportes assinou uma medida que autoriza a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do bom motorista, aquele que não comete infrações.
Se você for um bom motorista e não tiver cometido nenhuma infração de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento da sua carteira de habilitação, vai receber uma mensagem como essa pelo aplicativo:
“O governo renovou automaticamente sua CNH, sem taxa e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas”.
Com a nova medida, a renovação da CNH dos bons motoristas será automática, digital e gratuita, sem necessidade de exames ou de visitas presenciais aos Detrans.
A renovação automática da CNH tem efeito retroativo a 10 de dezembro, quando a medida provisória do governo passou a valer. Ou seja, motoristas com carteiras vencidas a partir desse dia, e que não receberam multa nos últimos 12 meses, serão contemplados.
Segundo o Ministério dos Transportes, 70% dos donos de carteiras vencidas desde 10 de dezembro não têm infrações de trânsito e terão a CNH renovada automaticamente. São mais de 370 mil motoristas.
A renovação automática não vale para quem tem mais de 70 anos nem para quem tem a validade da CNH reduzida por recomendação médica.
Quem quiser a CNH física deverá ir ao Detran; nesse caso, o serviço será pago. Condutores com multa nos 12 meses anteriores ao vencimento da carteira seguem tendo que agendar exames e pagar taxas para renovar o documento.