Uma retroescavadeira foi destruída por um incêndio na tarde desta quinta-feira (22) na BR-280, no bairro Industrial II, em Canoinhas.
A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas por volta das 13h29 em uma madeireira localizada às margens da rodovia.
No local, as guarnições constataram que uma máquina retroescavadeira, modelo PC 200, já estava totalmente tomada pelas chamas. Segundo relato do operador, o incêndio teve início na parte traseira do equipamento, no compartimento do motor. Ao perceber o fogo, houve tempo apenas para abandonar a máquina, evitando ferimentos.
Antes da chegada dos bombeiros, funcionários da empresa, com apoio do técnico de segurança do trabalho, tentaram conter as chamas utilizando seis extintores de incêndio, porém sem sucesso.
Com a chegada das equipes, o incêndio foi controlado em poucos minutos. No entanto, o trabalho de extinção total levou cerca de uma hora, devido à grande quantidade de mangueiras hidráulicas com óleo distribuídas por toda a estrutura da máquina.
A retroescavadeira estava em área externa, próxima ao picador de madeira, e o rápido controle do fogo foi essencial para evitar que as chamas se propagassem para as madeiras armazenadas e demais estruturas da empresa. Para a completa extinção do incêndio, foram utilizados aproximadamente 6 mil litros de água.