Tribunal de Justiça suspende liminar e mantém escola Tomas Gasser fechada em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, em segunda instância, suspender os efeitos da liminar que determinava a continuidade das atividades da Escola Municipal de Educação Básica Padre Tomás Gasser, localizada na comunidade de Serro Azul, no Distrito de Volta Grande, em Rio Negrinho. Com a decisão, fica mantida a reorganização da rede municipal de ensino e o fechamento da unidade escolar até julgamento definitivo da ação.

Em primeira instância, a Justiça de Rio Negrinho havia concedido liminar em favor de uma Ação Civil Pública proposta pelo Sindicato dos Servidores Públicos, que questionava o encerramento das atividades da escola. À época, a decisão determinava que a unidade permanecesse em funcionamento no ano letivo de 2026.

Entretanto, ao analisar o agravo de instrumento interposto pelo Município, o Tribunal de Justiça entendeu pela suspensão da liminar, considerando o cenário já consolidado no momento da decisão. Segundo a administração municipal, quando a ordem judicial foi proferida, a escola já estava com as atividades encerradas, o que exigiria sua reativação.

Em entrevista ao jornal Perfil, o consultor jurídico da Prefeitura, Anderson Godoy, explicou que o Município respeitou a decisão de primeiro grau, mas entendeu ser necessária a interposição do recurso diante das circunstâncias já existentes. Conforme destacou, alunos e professores já haviam sido realocados para outras unidades da rede municipal, assegurando a continuidade do atendimento educacional.

Outro ponto ressaltado pelo procurador é que a escola está instalada em um terreno particular, cuja área é apenas cedida ao Município, sem previsão de regularização fundiária. “Esse aspecto também foi considerado relevante, pois envolve a segurança jurídica e a impossibilidade de investimentos permanentes em um imóvel sem titularidade ou garantia de regularização futura”, explicou Godoy.

Com a decisão do Tribunal de Justiça, o Município mantém a desativação da Escola Padre Tomás Gasser até que haja uma decisão judicial definitiva sobre o mérito da ação. O processo segue em tramitação no Judiciário.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

PM recupera veículo em apenas 10 minutos após suposto furto em São Bento do Sul

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Tribunal de Justiça suspende liminar e mantém escola Tomas Gasser fechada em Rio Negrinho

2ª Corrida de São José: confira as ruas que ficarão interditadas das 6h45 às 8h15

Ônibus de turismo é destruído por incêndio na BR-101 em Joinville

Estão abertas as inscrições para a 8ª Copinha de Futsal 2026