Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, deixam de fazer parte do 9ºBBM, passando para o 16º Batalhão de Bombeiros Militar com Sede em Jaraguá do Sul

Botões de Compartilhamento

No ano em que se prepara para celebrar 100 anos de criação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina dá sequência a uma reorganização administrativa e operacional sem precedentes. Em poucos dias, a Corporação promoveu a ativação da 5ª Região Bombeiro Militar (RBM), em Criciúma e agora ativa a criação da 4ª Região Bombeiro Militar, em Blumenau, e a instalação do 16º Batalhão de Bombeiros Militar, em Jaraguá do Sul, consolidando um novo modelo de gestão territorial, mais próximo da população, mais eficiente e preparado para os desafios do futuro.

Nesta sexta-feira, 23, o CBMSC realizou duas solenidades que simbolizam esse novo ciclo institucional. Pela manhã, ocorreu a ativação do 16º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Jaraguá do Sul, fortalecendo a capacidade operacional no Norte do Estado. Já no período da tarde, foi oficialmente ativada a 4ª Região Bombeiro Militar, em Blumenau, ampliando a gestão territorial no Vale Europeu e consolidando uma estrutura mais ágil, regionalizada e alinhada às demandas locais. Ao todo, a abrangência da 4ª Região de Blumenau atenderá uma população de aproximadamente 3 milhões de catarinenses, com 64 municípios, que correspondem a cerca de 45% do produto interno bruto de Santa Catarina.

Nova organização fortalece o atendimento em todo o Estado

Até 2025, o CBMSC coordenava suas atividades operacionais por meio de três grandes regiões, que abrangiam extensas áreas do território catarinense. Com a aprovação da nova Lei de Organização Básica, sancionada em 31 de outubro de 2025 pelo Governador Jorginho Mello, a Corporação passa a operar com cinco Regiões Bombeiro Militar, descentralizando o comando, fortalecendo administrações regionais e ampliando a capacidade de resposta.

“Passamos de três para cinco regiões militares, com um olhar mais próximo das realidades locais. Essa reestruturação moderniza a gestão, valoriza nossos profissionais e amplia a capacidade de atendimento”, destaca o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza. 

Criciúma marcou o início da nova fase

A 5ª Região Bombeiro Militar, ativada no dia 21 de janeiro de 2026, tem sede em Criciúma e abrange:

  • 4º Batalhão de Bombeiros Militar, em Criciúma
  • 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Tubarão
  • Futuro 17º Batalhão, em Araranguá

A nova região atende aproximadamente 400 mil habitantes no Sul do Estado, fortalecendo o planejamento regional e a integração com outros órgãos públicos. Durante a solenidade, assumiu o comando da região o tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos.

Blumenau amplia gestão territorial no Vale Europeu

Neste dia 23 de janeiro, o CBMSC realizou a ativação da 4ª Região Bombeiro Militar, com sede em Blumenau. A região passa a coordenar os seguintes batalhões:

  • 3º BBM, em Blumenau
  • 7º BBM, em Itajaí
  • 15º BBM, em Rio do Sul
  • 16º BBM, em Jaraguá do Sul (também ativado hoje)

A área de abrangência da 4ª RBM contempla 64 municípios, cerca de 3 milhões de habitantes e aproximadamente 45% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina, consolidando um novo patamar de gestão territorial no Vale Europeu. O comando da região foi assumido pelo coronel José Ananias Carneiro.

Novo Batalhão reforça atuação no Norte do Estado

Ainda como parte da reorganização, o CBMSC ativou o 16º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Jaraguá do Sul, fortalecendo a estrutura operacional no Norte catarinense. A unidade amplia a presença da Corporação em uma região com forte crescimento industrial e populacional. O comando do batalhão passa a ser exercido pelo tenente-coronel Nauro Ricardo Mück.

Reestruturação vai além do mapa

A nova Lei de Organização Básica também promove mudanças estruturais internas, com:

  • criação de diretorias voltadas à inovação, tecnologia, saúde e promoção social;
  • reorganização de setores estratégicos;
  • redistribuição e ampliação do efetivo.

Como reflexo direto dessas mudanças, o CBMSC ofertou 660 vagas para o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) em 2026. A projeção é que, no ano do centenário, a Corporação ultrapasse a marca de 5 mil profissionais, somando militares de carreira, temporários e especialistas.

Um centenário marcado por transformação

Criado em 26 de setembro de 1926, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina chega aos seus 100 anos vivendo um dos momentos mais relevantes de sua história institucional.

“Estamos preparando o Corpo de Bombeiros para os próximos 100 anos, com foco em eficiência, governança e uma resposta cada vez mais qualificada à sociedade catarinense”, concluiu o comandante-geral cel. Fabiano de Souza.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Bombeira voluntária fica ferida após cair de três metros de altura durante combate a incêndio em SC

Governo de SC tem 48 horas para explicar lei que barra cotas raciais

VÍDEO:Bombeiros atendem desengasgo em recém-nascido no Quartel de Papanduva

Projeto Em Campo abre inscrições para aulas de futebol em Rio Negrinho

Ginástica Artística ganha novo tablado e reforça tradição vitoriosa em São Bento do Sul

São Bento do Sul: Bairro 25 de Julho recebe edição do Câmbio Verde nesta sexta-feira (30)