Na manhã desta segunda-feira (26), uma bombeira voluntária ficou ferida após cair de um telhado com cerca de três metros de altura durante o combate a um incêndio em uma madeireira em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
A ocorrência foi registrada por volta das 9h56, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu. No local, as chamas atingiam um silo de armazenagem de serragem pertencente a uma edificação comercial.
Durante a operação, a bombeira sofreu fratura no úmero do braço direito, mesmo estando equipada com todos os EPIs necessários. Ela recebeu atendimento imediato no local, foi estabilizada consciente e posteriormente encaminhada ao Hospital Regional de Rio do Sul, onde passou por procedimento cirúrgico. De acordo a corporação, a profissional está em recuperação e recebe apoio físico e psicológico, assim como seus familiares.
A ocorrência exigiu operação complexa. Após o isolamento da área e o desligamento da energia elétrica, as equipes iniciaram o ataque direto às chamas pela parte superior do silo, evitando novas ignições. Na sequência, foi utilizado um sistema de pressurização interna para resfriamento do material.
Ao todo, aproximadamente 50 mil litros de água foram utilizados no combate e no rescaldo. A operação completa durou cerca de seis horas, incluindo o esvaziamento total do silo e eliminação do risco de reignição. Após o término, o local ficou aos cuidados do proprietário.