Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina recebeu o primeiro lote do anticorpo monoclonal nirsevimabe, destinado à prevenção de formas graves de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças com maior vulnerabilidade. São 901 doses para a proteção de crianças prematuras e com comorbidades. A distribuição para as regionais de saúde iniciará na próxima semana e a expectativa é que a aplicação inicie até o dia 15 de fevereiro.

Foto: Divulgação/ SES

Essa estratégia se soma a aplicação da vacina contra o VSR em gestantes, iniciada no final do ano de 2025, com o objetivo de diminuir o impacto desta infecção viral em crianças pequenas.

“A chegada do nirsevimabe representa um avanço importante na proteção das nossas crianças, especialmente no período de maior circulação do VSR, contribuindo para a redução de internações e complicações respiratórias em grupos de maior risco. Quero fazer um apelo para que os pais protejam seus filhos e também reforçar para que as gestantes se vacinem contra o VSR, nosso objetivo é salvar vidas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

São 211 doses de 100 mg e 690 doses de 50 mg, que serão direcionadas para a proteção de crianças prematuras e daquelas com comorbidades, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A partir desse recebimento, a Secretaria, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), está organizando a rede de serviços para garantir a distribuição adequada das doses e a estruturação dos fluxos para aplicação do nirsevimabe nas unidades de referência. Estão ocorrendo reuniões regionalizadas, com serviços de saúde e equipes das secretarias municipais de Saúde, para definição dos pontos de atendimento, treinamento das equipes e as orientações operacionais para identificação e encaminhamento das crianças elegíveis.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça seu compromisso em ampliar o acesso a tecnologias de prevenção e cuidado, em articulação com os municípios, para qualificar a atenção às crianças com maior vulnerabilidade clínica.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Civil de SC cumpre mandados contra adolescentes investigados por maus-tratos ao cão Orelha

Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

De Rio Negrinho para Londres: jovem designer transforma moda em linguagem e chega à London Fashion Week

Homens são flagrados com carga de perfumes e remédios emagrecedores na BR-101 em Joinville

Vôlei de Areia dá início aos Jogos de Verão 2026