A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Bento do Sul segue investindo de forma contínua na ampliação e no fortalecimento do Ensino Integral na rede municipal. Como resultado desse trabalho, somente para o ano de 2026 está previsto um aumento de aproximadamente 1.000 vagas em tempo integral, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Além da ampliação de vagas, a gestão municipal está realizando adequações estruturais nas unidades que ofertam Ensino Integral, bem como a aquisição de novos equipamentos, mobiliários e outros recursos, com o objetivo de qualificar os espaços escolares e garantir melhores condições de aprendizagem, acolhimento e permanência dos estudantes.
Conforme LDB e legislações complementares do Governo Federal, para que uma oferta seja caracterizada como tempo integral, é necessário o atendimento mínimo de 7 horas diárias ou 35 horas semanais. A Rede Municipal de Ensino atende plenamente a essa diretriz, assegurando 8 horas diárias de atendimento pedagógico aos estudantes. Os períodos que antecedem e sucedem o horário pedagógico regular configuram-se como atendimento ampliado (plantão), destinado exclusivamente à acolhida e permanência supervisionada dos estudantes, para as famílias que comprovarem necessidade, não sendo considerados tempo de aula.
Essa organização foi amplamente discutida em várias frentes, e posteriormente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e regulamentada por Portaria da SEMED, que estabelece as orientações e a organização dos horários das turmas em Tempo Integral e do atendimento ampliado a partir do ano letivo de 2026. De acordo com a normativa, o período regular de aulas das turmas em tempo integral passa a ser das 8h15 às 16h15, garantindo padronização e melhor organização na maioria das escolas. Lembrando, que os pais que precisarem do atendimento ampliado poderão solicitar nas escolas, desde que comprovada a necessidade.
Importante destacar que o modelo de atendimento nas escolas no parcial/regular continuará no mesmo formato, iniciando no matutino às 07h30 às 11h30 e vespertino das 13h às 17h.
De acordo com a SEMED, as medidas adotadas serão acompanhadas e orientadas aos envolvidos, e visa fortalecer a política de Ensino Integral no município, asseguram a efetividade do tempo pedagógico, promovem melhores condições estruturais nas unidades e ampliam a transparência na relação entre escola e família, sempre com foco na qualidade da educação, otimização de recursos públicos e no desenvolvimento integral dos estudantes.