Os novos vereadores mirins, que integrarão a Legislatura de 2026, foram diplomados e empossados na terça-feira (3), durante solenidade na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Ao todo, 18 jovens marcaram presença no plenário.Todos os vereadores fizeram um juramento de compromisso com a Câmara Mirim, garantindo responsabilidade durante o mandato, que inicia neste mês e termina em novembro.
O momento também contou com o sorteio dos vereadores padrinhos, que o auxiliarão em todo o ano. Todos os nomes estarão disponíveis ao fim da matéria.O ex-vereador mirim Edison Breno de Almeida, que integrou a Legislatura de 2025, usou a tribuna para contar parte da experiência que vivenciou no último ano. “A Câmara Mirim é sensacional. Você faz novas amizades e aprende a falar em público, que era algo que eu fazia, mas que pude aprimorar muito mais.
Aproveitem cada momento e façam muitos projetos de lei. Boa sorte aos novos vereadores mirins”, direcionou a fala aos sucessores.O presidente Gilmar Pollum também usou a tribuna para parabenizar os empossados. “Vocês terão os mesmos poderes que nós, vereadores, temos. Chegou a vez de vocês fazerem um grande trabalho”, finalizou.Mesa diretoraO ponto alto da solenidade foi a escolha do presidente, vice-presidente e secretário da Câmara Mirim, que vai atuar de fevereiro a junho deste ano.
No total, três chapas concorreram ao posto, e no primeiro momento da eleição houve empate entre as três. Os mirins se reuniram novamente, buscaram outras alianças políticas e, na segunda votação, a chapa 1, com oito votos, foi a vencedora. A mesa diretora ficou composta pela presidente Giulia Pollum, a vice-presidente Sofia Rujanowsky Stefanes e a secretária Isabel Rank Cordeiro. Início dos trabalhosNesta sexta-feira (6), às 13h30, os novos mirins passarão por um treinamento na Câmara Municipal, a fim de conhecerem mais sobre o Legislativo e o andamento das reuniões.
A primeira sessão ordinária está marcada para a próxima quarta-feira (11), às 15h30.Confira os vereadores empossados e os respectivos padrinhos:
Luiza Antunes de Andrade (EBM Prefeito Antonio Treml) – Gilmar Pollum
Camila Grosskopf Friedrich (Colégio Univille) – Cátia Friedrich
Domênico Luiz Persico (EBM Doutor Hercílio Malinowsky) – Diego Niespodzinski
Isabel Rank Cordeiro (Colégio Global) – Rodrigo Vargas
Laura Hortz (EBM Carlos Zipperer Sobrinho) – Joelmir Bogo
Sofia Rujanowsky Stefanes (Escola Sesi) – Luiz da Luz
Flávia Alessandra Rudnik Ramos (EBM Sophia Schwedler) – Zuleica Voltolini
Luna Arouca (EBM Coronel Osny Vasconcellos) – Vilson da Silva
Mariana Osovsky Kobus (EEF Osmarina Batista Betkowski) – Terezinha Dybas
Giulia Pollum (EEB São Bento) – Marcelo Quost
Felipe Krol Götler (EBM Emilio Engel) – Rodrigo Vargas
Manuela Souza Prestes (EEB Orestes Guimarães) – Zuleica Voltolini
Lucas Rodrigo Silva de Oliveira (Colégio Bom Jesus) – Gilmar Pollum
João Vitor Malinowsky Meister (EBM Professora Lúcia Tschoeke) – Vilson da Silva
Mariana Luiza Freitas (EBM Adélia Lutz) – Terezinha Dybas
Álvaro José Schroeder (EBM Baselisse Carvalho Ramos Virmond) – Luiz da Luz
João Vitor Geyer Ponte (EBM Rodolfo Berti) – Marcelo Quost
Sophia Catarina Teske Bollmann (EBM Presidente Castelo Branco) – Diego Niespodzinski