A Câmara de Vereadores de Rio Negrinho aprovou, durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (22), o Requerimento nº 49/2026, que solicita ao Poder Executivo Municipal informações sobre a possibilidade de implantação de um estacionamento no Posto de Saúde Central.
O pedido, encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, busca esclarecer se existe viabilidade técnica para transformar o espaço localizado em frente à sala de ultrassom em vagas destinadas aos usuários da unidade. O requerimento também questiona a possibilidade de criação de vagas prioritárias para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e demais públicos amparados por legislação específica.
A proposta surgiu diante das dificuldades enfrentadas por pacientes que procuram atendimento no local e muitas vezes precisam estacionar seus veículos longe da unidade, enfrentando deslocamentos que podem se tornar ainda mais complicados para pessoas com mobilidade reduzida.
Na justificativa, o autor destaca que a implantação de vagas próximas ao prédio contribuiria para oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários do sistema público de saúde. A medida também facilitaria o acesso de pacientes que realizam exames, consultas e outros procedimentos médicos.
O requerimento solicita que a Secretaria de Saúde informe se já existem estudos ou avaliações sobre a utilização do espaço para estacionamento e, caso a proposta seja considerada viável, se há previsão para a execução das melhorias. Em caso de impossibilidade, o Executivo deverá apresentar os motivos técnicos, legais ou orçamentários que impedem a implantação das vagas.
Com a aprovação do documento, a Prefeitura deverá encaminhar resposta oficial ao Legislativo. A iniciativa reforça a busca por melhorias na estrutura de atendimento da saúde pública municipal e por mais acessibilidade para os pacientes que utilizam diariamente os serviços oferecidos pelo Posto de Saúde Central de Rio Negrinho.