Em uma ação conjunta entre a Vigilância Epidemiológica, o bombeiro comunitário e veterinário Stanley Viliczinski, e dois bombeiros voluntários de Corupá, 41 escorpiões foram capturados nas ruas centrais de Rio Negrinho no dia 29 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Os animais foram encontrados próximos à antiga UNC, Anaclin, Cemitério Central e redondezas. Seis pessoas participaram da varredura, que foi realizada com o uso de lanternas com luz UV (luz negra), pinças e recipientes apropriados para evitar acidentes.
A espécie de escorpião encontrada em Rio Negrinho é a Tityus costatus, conhecida como escorpião manchado.
O especialista também lembrou que, em caso de picada, a pessoa deve ir imediatamente ao hospital, não passar nada no local, lavar a área afetada com água e sabão, e tomar bastante água.
Para prevenção, Viliczinski recomendou que as pessoas mantenham seus quintais e terrenos limpos, evitando a proliferação de baratas, que são a base alimentar dos escorpiões.
No ano passado, Stanley ministrou um treinamento aberto para pessoas da comunidade, com o objetivo de preparar os participantes para fazer a captura de escorpiões.
Ele destacou que a coleta deve ser feita por pessoas treinadas, que conheçam sobre os procedimentos adequados.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO