A sessão dessa segunda-feira (22), iniciou com a Banda da Escola Luiz Bernardo Olsen que entrou tocando com muita energia, fazendo uma apresentação que marcou o início da sessão, onde a escola receberia depois uma Moção de Aplauso pelos seus 70 anos de atividades.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Entre outras correspondências recebidas, foi lida respostas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a requerimento de sessão anterior, quanto a questionamentos sobre a qualidade das Barracas Tipo Vagão, com a secretaria informando que ainda estão em fase de conclusão e que não apresentam riscos quanto a segurança ou em função de seu acabamento.
O Conselho Tutelar enviou correspondência à câmara, assim com para outros orgãos, com relatório de suas atividades, atendimentos e ações, com dados e números.
Após foi apresentado Projeto de Lei do Executivo, instituindo o Dia 7 de Abril como o Dia do Escritor em Rio Negrinho, que foi aprovado por unanimidade com a presença na sessão de Membros da Academia Brasileira de Letras, seccional de Rio Negrinho, que vieram prestigiar a sessão e apoiar a aprovação do projeto.
Todos os vereadores se manifestaram sobre a importância do projeto e tudo o que sua aprovação deverá agregar à cultura da cidade e para a Academia de Letras, que com isso também poderá desenvolver outros projeto e promover eventos que venham a valorizar os escritores locais principalmente.
Também entre outros comentários, os vereadores lembraram de escritores da cidade já falecidos, que deixaram obras para a história da cidade e dos que estão na ativa, alguns escrevendo não apenas livros e trabalhando em prol da cultura, salientando de que o projeto certamente será de grande importância também para as escolas do município, incentivando novos autores e também a leitura, tão necessária mas precisando de incentivos como os muitos que o projeto poderá alavancar.
Todos aproveitaram para elogiar o projeto e também cumprimentar a Academia de Letras, através dos membros que se fizeram presentes.
O presidente da câmara, vereador Dido fez questão de ler os nomes de todos os membros da academia ao final de suas considerações sobre a importância da aprovação do projeto, agradecendo a todos.
Em seguida foi apresentado requerimento do vereador Piska, solicitando informações da Fundação Hospitalar, em relação à terceirização de serviços, que tinha feito verbalmente na sessão anterior e por sugestão de outros vereadores, concordou em apresentar o mesmo devidamente na sessão de hoje, mas justificando para que seja melhor discutido, aprovado ou não, em função do mesmo ser muito importante devido a relatos que diz ter recebido quanto a possíveis problemas, já que o hospital dispõe de equipamentos para executar esses serviços.
Os outros vereadores se manifestaram quanto à importância do requerimento, questionando sobre o eventual destino dos equipamentos que venham a ficar parados em caso de terceirização, e estudos comparativos que devem ser feitos para avaliar a real economia proporcionada por ela.
O Vereador Maneco, também comentou sobre o requerimento e que é importante que o mesmo seja devidamente respondido pela Fundação Hospitalar, sobre reclamações e também elogios que tem recebido de munícipes, quanto ao atendimento do hospital e comentou que recebeu denúncia de pessoa informando que estão vendendo medicamentos no hospital, o que não pode acontecer e solicitando que isso seja devidamente verificado e comentando a respeito.
O presidente Dido, falou que o requerimento é importante e que somente as respostas aos questionamentos do mesmo poderão esclarecer eventuais dúvidas, e que a terceirização tem que resolver problemas com custo menor e qualidade. lembrando que o aumento de atendimentos e cirurgias, e com o hospital praticamente lotado, acabou aumentando muito a demanda por serviços que talvez tenham que ser terceirizados.
Após foi apresentada a Moção de Aplauso para a Escola Luiz Bernardo Olsen, localizada no distrito de Volta Grande, que está completando 70 anos de fundação e atividades, que foi aprovada por todos, diante da Banda da Escola que se fez presente lindamente, e depois se apresentou, marcando significativamente a sessão e a homenagem recebida pela escola com a moção aprovada, após a apresentação de um vídeo contando a história da escola e suas muitas dificuldades e superações para se manter esses 70 anos.
Todos os vereadores se manifestaram comentando sobre a importância da moção que valoriza a história da escola, com a vereadora Alessandra muito emocionada, contando sobre os 13 anos que frequentou a escola como aluna e os 26 que trabalhos na escola como professora e também diretora, relatando a luta que foi para reativar a banda e sobre a importante colaboração da empresa CVG para que a banda estivesse hoje em atividade e sendo uma referência entra as escolas.
Agradeceu também os ex prefeitos, Alcides, Julio e o atual, que também deram sua colaboração cedendo professores para orientar a banda, que hoje tem a formação e instrumentos que garantem a qualidade de suas apresentações. Foi seguida pela fala de outros vereadores cumprimentando a escola, professores, funcionários, pais, alunos e colaboradores que ajudaram a construção dos 70 anos da escola, da sua importância na formação de tantas crianças que por lá passaram, com educação, esporte, cultura, integração e amizades que certamente marcaram suas vidas.
Após a Diretora da Escola, Simone Maros Ribeiro, ocupou a Tribuna Popular, falando da escola, de sua história, de estarem comemorando um marco significativo na jornada educacional, que nos seus 70 anos tem sido mais que apenas um local de aprendizado, mas de conhecimento, inspiração e oportunidades para gerações de estudantes e membros da comunidade.
Desde seu inicio humilde tem sido um lar para o crescimento intelectual, emocional e social de inúmeras pessoas, que olhando para trás se orgulhar do sucesso que testemunhamos de pessoas que se destacaram academicamente, em suas profissões e como lideres destacou ela.
Lembrando que isso só foi possível graças a dedicação de muitos professores e dos muitos desafios e obstáculos enfrentados com resiliência e determinação e trabalho, honrando aqueles que vieram antes de nós que construíram as bases sobre as quais estamos construindo o futuro, agradecendo ex professores, ex-alunos, ex-funcionários e ex-diretores que deixaram seu legado para o mundo, agradecendo ao governo do estado, que mantém a escola, a prefeitura pela parceria e as empresas que tem colaborado com a escola para que ela continue a ser uma fonte de inspiração e um farol de esperança para todos que passaram pela escola, agradecendo a todos que colaboraram e a câmara de vereadores pela Moção de Aplauso.
Após a Banda da Escola apresentou alguns números musicais, emocionando os presentes, pela energia positiva e qualidade das coreografias e apresentação, num momento que ficará marcado na história da cãmara.
Em seguida a representante da Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina, Seccional Rio Negrinho, Katia Oliveira, ocupou a Tribuna Popular, falando da importância do projeto aprovado que definiu o Dia 7 de Abril como o Dia do Escritor, que é motivo de comemoração entre os membros da academia mas também com os escritores da cidade, entre outras considerações quanto a outros projetos relativos a escrita, lembrando que são muitos os escritores que se manifestam de diversas formas pela literatura, que é universal e faz parte da história da humanidade.
Lembrou que todos somos escritores, e quando nascemos começamos a escrever “o livro de nossas vidas”, e que a academia em breve deve anunciar novos eventos culturais estando aberta a quem quiser colaborar com a cultura através da academia, agradecendo a todos.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO