O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) objetivando despertar e sensibilizar a sociedade como um todo para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento dos idosos vítimas de negligência, maus tratos, abandono e todos os tipos de violência.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Dessa forma, O Conselho Municipal do Idoso (CMI) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estão realizando no mês de Junho ações em alusão ao chamado Junho Violeta.
Estão sendo realizadas palestras pelos profissionais das equipes técnicas de referência com o objetivo de aprofundar as discussões sobre essa temática nos grupos da terceira idade e também com os idosos referenciados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV.
Vale destacar a importância dessas ações que possuem um objetivo central: criar uma consciência social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.
A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e ocorre de diversas formas, acometendo idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a violência vem de pessoal da própria família ou próximas a eles e que, muitas vezes, passa despercebida.
Para que essas formas de violência ou violação de direitos sejam combatidas, existe um canal de denúncias denominado Disque 100, que tem como objetivo analisar e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos.
O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100, essas denúncias podem ocorrer de forma anônima.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO