Na tarde desta segunda-feira (22), uma criança de 2 anos caiu na piscina de casa e se afogou no bairro Itinga, em Araquari, no Norte catarinense. A situação foi classificada com risco de gravidade grau 5, o mais alto na escala de emergências.
Mulher ligou para os bombeiros voluntários que iniciaram instruções de salvamento por telefone – Foto: CBV/Divulgação
O acidente aconteceu por volta do meio-dia. A mãe da criança percebeu que algo estava errado quando notou a movimentação incomum na água, que estava turva devido à recente aplicação de cloro na piscina. Ao usar um rodo para verificar a piscina, ela avistou o filho submerso no fundo.
Desesperada, a mãe ligou para os serviços de emergência. “Por telefone, a nossa central já foi dando os comandos para ajudar essa criança, e a mãe ir fazendo os procedimentos, enquanto chegávamos. Não demorou cinco minutos. Pegamos bem grave e conseguimos entregar chorando já”, relatou o comandante dos bombeiros voluntários de Araquari, Otavio Taborda.
Dada a gravidade da situação, o atendimento foi repassado para a equipe da USA (Unidade de Suporte Avançado) do Samu, que finalizou o socorro.
O incidente destaca a importância de medidas de segurança em piscinas, especialmente em lares com crianças pequenas. Algumas recomendações incluem:
Com informações da ND +