Cinco pessoas são presas durante operação contra a caça ilegal em SC

Botões de Compartilhamento

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Militar Ambiental (PMA), em conjunto com a Polícia Civil e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), deflagrou a Operação Sapajus no município de Rio dos Cedros. A ação tem como principal objetivo combater a caça ilegal, identificada após denúncias que apontaram um grupo utilizando uma propriedade rural para atividades clandestinas de turismo de caça.

Foto: PMA/Divulgação

Durante as investigações, a equipe constatou que os caçadores haviam capturado diversos animais silvestres, incluindo um macaco-prego, que inspirou o nome da operação. Com a mobilização de 39 policiais e 21 viaturas, a ação visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em oito alvos.

Participaram da operação policiais militares da 2ª Companhia do 1º BPMA, oriundos de Joinville, Blumenau e Rio do Sul, além do apoio do Canil do 10º BPM e da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), policiais civis e servidores do IMA.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, resultando na presença de cinco alvos. A operação culminou na apreensão de 23 armas de fogo e 902 munições, além de cinco prisões em flagrante, com a elaboração de quatro Autos de Prisão em Flagrante (APF) e uma Notícia de Infração Penal Ambiental (NIPA).

A equipe ainda encontrou carcaças de animais silvestres totalizando aproximadamente 50 quilos, sete bicos de tucano e diversos equipamentos relacionados à prática ilegal de caça, como armadilhas, apitos, supressores de ruído e lunetas. Também foram apreendidos quatro aparelhos de GPS, oito coleiras utilizadas em cães de caça e cinco rádios comunicadores.

De acordo com a PMA, a magnitude dos equipamentos apreendidos revela a gravidade das atividades criminosas identificadas na região, reforçando a importância de operações como a Sapajus no combate à caça ilegal e à proteção da fauna silvestre.

Foto: PMA/Divulgação

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney