O tenente do Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho João Ricardo Prochamann é adepto a corridas e já venceu algumas provas. Nascido em Joinville, é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós graduado em Gestão de Riscos e Eventos Críticos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMS).
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Gosta de atividade física e de correr, pratica que adotou desde 2012, numa carreira que já acumula alguns prêmios. No último final de semana, João Ricardo competiu no Fodaxman Solo Point Five, na região da Serra do Rio do Rastro, no Sul do Estado, chegando em quinto lugar.
“Terminei a prova em 6h35minutos, o que rendeu uma vaga para o Campeonato Mundial dessa modalidade, que acontecerá na Escócia em junho de 2025. É uma experiência única e extremamente desafiadora, estou lembrando da prova com as dores até agora”, conta o tenente.
Trajetória Campeã
João Ricardo começou sua carreira no mundo esportivo participando de corridas de rua, lá no ano de 2012, participando de algumas provas de 5 e 10 quilômetros.
“Mas fui me encantar mesmo pela corrida em 2019, quando fiz minha primeira maratona. Participei da prova de Florianópolis, treinando ‘por conta’, ou seja, sem treinador… e venci a ‘corrida das corridas’. Foi uma experiência incrível, saber o que o corpo e a mente podem fazer, desde que bem condicionados. Continuando nos treinos para as maratonas, dessa vez com acompanhamento profissional, a ideia era alcançar melhores resultados, mas por um infortúnio do destino, acabei me lesionando e fiquei um tempo sem correr. Depois descobri que, na verdade, foi um acontecimento que veio a mudar muita coisa na minha vida porque para me manter ativo comecei a praticar a natação com mais frequência”, destaca.
O que é a prova
A prova na região da Serra do Rio do Rastro é uma competição de Triathlon extremo, na qual os atletas têm como desafio 2000 metros de natação na barragem do Rio São Bento, 87 km de ciclismo encarando a desafiadora Serra do Rio do Rastro e um total de 2450 metros de “ganho de elevação”, finalizando com 22 km de corrida, com outros 450 metros de ganho de elevação pela estrada de terra no parque eólico à beira do cânion, ao lado do Mirante da Serra do Rio do Rastro. E tudo isso de forma “solo”, ou seja, sem equipe de suporte.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO